25.5 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

Festa celebra 10 anos de canonização de São José de Anchieta

Cidade no Sul do ES se prepara para receber turistas, de 29 de maio a 9 de junho, com uma programação de missas, os Passos de Anchieta e show de Dunga

Por Mariah Friedrich

A cidade de Anchieta, no litoral Sul do Espírito Santo, se prepara para receber peregrinos e visitantes de todas as regiões do Brasil, entre os dias 29 de maio (quarta-feira) e 9 de junho (domingo), na Festa Nacional de São José de Anchieta. A festividade comemora os 10 anos da canonização e 490 anos do nascimento do jesuíta espanhol reconhecido como uma das figuras mais importantes da história de nosso país.

- Continua após a publicidade -

Com o tema “Anchieta, Peregrino da Esperança”, a festa é uma oportunidade para refletir sobre legado de fé e esperança de São José de Anchieta. Este ano, a presença do Dom João Justino de Medeiros Silva, vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), potencializa o caráter nacional da celebração.

A programação reúne celebrações litúrgicas com ações culturais e históricas ao longo de onze dias, incluindo peregrinações como a Romaria Luminosa, que dá início às atividades no dia 25 de maio, e os Passos de Anchieta, que recriam a caminhada histórica do Apóstolo e Padroeiro do Brasil, partindo da Catedral de Vitória no dia 30 de maio (quinta-feira), até o Santuário Nacional de São José de Anchieta, no dia 2 de junho (domingo).

As inscrições para 25ª edição dos Passos de Anchieta estão abertas, no site oficial da peregrinação, e custam R$ 250,00. Na noite de encerramento, em 9 de junho, data que celebra o santo, o cantor e compositor católico Dunga se apresenta às 17h30, logo após a missa solene, realizada às 16h. 

A Festa Nacional de São José de Anchieta é realizada pelo Santuário Nacional e Companhia dos Jesuítas do Brasil, com apoio da Prefeitura de Anchieta e o Governo do Estado por meio do edital de eventos da Secretaria de Turismo. O lançamento do evento aconteceu nesta terça-feira (7), no Palácio Anchieta, uma obra arquitetônica de origem jesuíta que carrega o simbolismo e a história da companhia.

Na ocasião, o Secretário de Turismo, Philipe Lemos, ressaltou o impacto positivo dos eventos religiosos para o turismo religioso para movimentar economia da região. “Os eventos religiosos movimentam milhões de reais, além de manterem viva a tradição religiosa em nosso Estado”, afirmou Lemos, reafirmando o compromisso da Secretaria de Turismo em apoiar e promover eventos que enaltecem a cultura e as tradições religiosas do Espírito Santo.

História de São José de Anchieta

A vida de São José de Anchieta foi marcada por uma dedicação à educação, anúncio do Evangelho e serviço aos povos indígenas. Nascido em 19 de março de 1534, antes de se tornar padre demonstrou aptidão pelas artes e letras ainda muito jovem e deixou as Ilhas Canárias (Espanha), onde nasceu, para estudar no Colégio de Artes, em Coimbra (Portugal).

Aos 17 anos, ingressou na Companhia de Jesus e embarcou em missão para o Brasil aos 19 anos, chegando em Salvador, em 13 de julho de 1553. Mesmo enfrentando dificuldades e uma doença óssea que o acompanhou até seus últimos dias, manteve-se dedicado à sua vocação.

Em 1579, 25 anos após sua chegada ao Brasil, iniciou uma nova missão jesuíta no aldeamento de Reritiba, atual cidade de Anchieta, onde viveu seus últimos anos de vida e no qual está o Santuário Nacional.

A morte do religioso também é carregada de significado. Após vir a óbito aos 63 anos, em
9 de junho de 1597, um cortejo indígena o levou de Reritiba a Vitória. No caminho, o corpo caiu e os indígenas disseram “Abá Ubu” – que significa: “padre caiu”.

Neste local, a praia de Ubu, se inicia a primeira peregrinação da Festa Nacional no dia 25 de maio, com a popular Caminhada Luminosa até o Santuário, em uma procissão repleta de oração e reflexão sobre a vida e o legado de São José de Anchieta.

Sepultado em Vitória, no Colégio de São Tiago, atual Palácio Anchieta, o padroeiro continua a inspirar gerações com sua história de vida e obras.

Programação:

25 de maio (sábado)
18h: Romaria Luminosa – Saída de Ubu com destino ao Santuário Nacional de São José de Anchieta

29 de maio (quarta-feira)
19h: Novena 1 – Presença fraterna da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Anchieta

30 de maio (quinta-feira)
16h: Corpus Christi Missa no adro do Santuário

31 de maio (sexta-feira)
19h: Novena 2 – Presença fraterna da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Iconha

1 de junho (sábado)
19h: Novena 3 – Presença fraterna da Paróquia São Francisco Xavier, Iriri

2 de junho (domingo)
19h: Recepção dos Passos de Anchieta
Missas: 08h | 10h30 | 13h30 | 19h00
12h: Exibição do Projeto Viva Anchieta – Apresentações culturais no adro do Santuário

3 de junho (segunda)
19h: Novena 4 – Presença fraterna da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Guarapari

4 de junho (terça-feira)
19h: Novena 5 – Presença fraterna de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Piúma

5 de junho (quarta-feira)
19h: Novena 6 – Presença fraterna da Paróquia São José, Guarapari

6 de junho (quinta-feira)
19h: Novena 7 – Presença fraterna da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Alfredo Chaves

7 de junho (sexta-feira)
19h: Novena 8 – Presença fraterna da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Meaípe

8 de junho (sábado)
16h: Peregrinos de Cristo – Caminhada jovem de Iriri para o Santuário de Anchieta – Presença fraterna: EJCs e Grupos de Jovens
19h: Novena 9 – Encontro de Jovens com Cristo, Anchieta

9 de junho (domingo)
14h: Exibição do Projeto Viva Anchieta
16h – Missa Solene
17h30 – Show: Dunga

Serviço:

Festa Nacional de São José de Anchieta
29 de maio (quarta-feira) a 9 de junho (domingo)
Santuário Nacional de São José de Anchieta – Praça do Santuário, Centro, Av. Anchieta, 81, Centro, Anchieta
Transmissão diária no canal do Youtube 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -