Celular é seguido por geladeira, mesa, fogão e notebook
Por Redação
O celular da Apple foi o produto de segunda mão mais vendido no Espírito Santo entre janeiro e outubro deste ano por meio da plataforma de comércio OLX. De acordo com o levantamento da plataforma, o smartphone está em primeiro com 28%, seguido por geladeira, que ficou em segundo lugar com 21%, e pelos itens mesa (13%), fogão (9%) e notebook (8%) em comercializações no Estado.
Para novembro, a tendência é que a liderança se mantenha com o iPhone, isso porque de acordo com pesquisa da OLX de intenção de compra para a Black Friday 2024, os produtos da categoria eletrônicos e celulares são os mais desejados, considerados por 62% dos entrevistados no país, informou o Grupo OLX.
“O comércio de artigos usados veio para ficar, incentivado pela preocupação ambiental e pela maior durabilidade dos produtos”, afirma Karine Karam, professora de Pesquisa e Comportamento do Consumidor na Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-RJ). Ela acrescenta que a geração Z busca reduzir o desperdício, bem como o mercado de usados tem se adaptado com mais profissionalismo e novas estratégias.


Esse fenômeno já foi observado no exterior, e o Brasil deve seguir essa tendência. De acordo com dados da ThredUp, uma das maiores plataformas de revenda de roupas e calçados usados, o mercado mundial de segunda mão deve atingir US$ 350 bilhões até 2027, crescendo três vezes mais rápido que o de vestuário em geral. Nos Estados Unidos, 52% da população já compra roupas usadas, representando um item de segunda mão para cada novo vendido no varejo têxtil.