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quinta-feira, 2 maio, 2024

Intenção de consumo das famílias de Vitória cai em abril

A queda (1,4%) da intenção de consumo foi puxada pelo desempenho negativo dos subíndices Renda Atual (-3,2%) e Compra a Prazo (-3,1%)

Por Amanda Amaral 

O mês de abril apresentou queda na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de 1,4% na comparação com o mês anterior e marcou 73,5 pontos. O indicador varia de 0 a 200 pontos, quando 0 é insatisfação total, 100 significa indiferença e 200 demonstra satisfação total em consumir.

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Se comparado a março de 2021, o índice apresentou leve alta de 0,3%. As informações são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), que ressaltou que o ICF oscila no patamar de insatisfação (abaixo de 100) desde fevereiro de 20215.

As piores marcas da série histórica ocorreram no ano de 2017, que apresentou média anual de 45,3 pontos, e em 2018, que teve média anual de 47 pontos. Em 2020, a média anual ficou em 75,4 pontos e, no ano passado, em 71,1 pontos.

Reflexos da Crise Sanitária

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que a pesquisa mostrou dois quesitos que vem afetando o poder de compra e provocando cautela entre os consumidores: inflação e taxas de juros altas.

“Dessa forma, houve a deterioração da avaliação das famílias sobre a Renda Atual e as condições de Compras a Prazo em abril. Os desafios de 2022 passaram da crise sanitária em si para os reflexos dela, somados aos movimentos no exterior e as eleições no Brasil. As percepções relacionadas ao emprego, atual e perspectivas, ficaram praticamente estáveis e é um sinal de alerta para os próximos meses, pois se refere a um importante fator de recomposição de renda, que reflete diretamente na disposição a consumir. A boa notícia é que o mercado de trabalho no Espírito Santo segue em crescimento”, explicou Sepulcri em nota divulgada pela instituição.

Renda Atual e Compra a Prazo

Intenção de consumo das famílias de Vitória cai em abril
Para o presidente da Fecomércio-ES, José Sepulcri, as percepções sobre o emprego refletem na disponibilidade de consumir. Foto: Divulgação

Dentre os sete subíndices da pesquisa do ICF, apresentaram queda com destaque na comparação entre abril de 2022 e março de 2021 a Renda Atual (-3,2%) e a Compra a Prazo (-3,1%).

O Emprego Atual também apresentou recuo de 0,5% em relação ao mês anterior e frente ao ano passado obteve variação positiva de 14,6%, marcando 97,1 pontos. Esse indicador sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual. 

Já a avaliação das Perspectivas Profissionais, que mostra a expectativa de uma melhoria profissional nos próximos meses, ficou estável frente ao mês anterior e 8,4% maior que no ano passado, marcando 93,6 pontos.

Renda Familiar

Por faixa de renda familiar, a intenção de consumo das famílias de Vitória das duas faixas de rendimento analisadas pela pesquisa, de até 10 salários mínimos e acima de 10 salários mínimos, estão no nível de insatisfação.

Sobre a Pesquisa

Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A pesquisa no Espírito Santo é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória, Capital do Estado, e a análise dos dados é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Com informações da Fecomércio-ES. 

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