- Continua após a publicidade -

Instituto Marcos Daniel realiza expedição “Onça-Pintada”

Instituto Marcos Daniel realiza expedição “Onça-Pintada”O Instituto Marcos Daniel, em parceria com o Projeto Puma, promoverá no período de 16 a 29 de julho uma expedição de estudo de onças na Reserva Biológica de Sooretama, no município de Linhares. O evento é aberto a qualquer pessoa que deseja ter a experiência de participar de uma expedição científica e que tenha idade acima de 12 anos. Não se trata de um programa turístico, mas de participar da vida real de pesquisadores que se dedicam a estudar a vida selvagem no melhor estilo “National Geographic”.

Os participantes ficarão acampados na reserva e participarão dos trabalhos de rastreamento de onças-pintadas e pumas, em busca de pegadas e outros vestígios da presença dos animais. As onças-pintadas são as mais ameaçadas de extinção. No Espírito Santo o grau de ameaça é altíssimo, pois as onças perderam a maior parte do seu habitat.

O objetivo da expedição é de contribuir para a conservação da onça-pintada na Floresta Atlântica brasileira, gerando informações importantes sobre a vida dos animais, informa o presidente do Instituto Marcos Daniel, Marcelo Renan de Deus Santos. Além das onças, também serão registrados jaguatiricas, antas, veados e outras espécies.

Essa expedição é a continuação de um projeto iniciado em 2006, voltado à conservação da onça-pintada na Floresta Atlântica costeira. A pesquisa já resultou em relatórios, apresentações em conferências internacionais e duas publicações em periódicos científicos.

- Continua após a publicidade -

As atividades incluem:
– Rastreamento de vestígios de onça em floresta tropical densa, em companhia de pesquisadores experientes.
– Visitas a lugares naturais impressionantes.
– Treinamento de como encontrar seu caminho na floresta usando GPS e bússola.
– Ida a acampamentos noturnos e caminhadas noturnas procurando por animais.
– Instalar e verifique armadilhas fotográficas automáticas que tomam fotos dos animais nas trilhas.
– Visitas a outros projetos de conservação nas redondezas.
– Desfrutar com segurança da companhia de um grupo de pessoas seletas em uma área remota.
– Organizar informações sobre a ecologia da onça no final de cada dia.

 

Leia Mais

Café solúvel tem queda de preço em Vitória;...
Rota do Cacau: sabores, história e tradição no...
Economia do ES: agro alcança marca de 7%...
Cais do Porto é ponto de encontro da...
Crédito e incentivo ampliam apoio ao café capixaba
Conheça a Floresta Nacional de Goytacazes, em Linhares
O agro que move e equilibra a economia...
Região do Verde e das Águas: onde a...
Mercado do café: exportação do ES avança no...
ES: piscicultura bate 7,1 mil toneladas com tilápia

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -