24.9 C
Vitória
quarta-feira, 10 agosto, 2022

Iniciam as obras do hub do Estado

A previsão é de que o espaço seja inaugurado em outubro. Foto: Divulgação/Sectides

O hub será instalado no centro de Vitória e será inaugurado em outubro para fomentar ações de inovação e de economia criativa

Por Amanda Amaral 

Já começaram as obras do Hub ES+, espaço dedicado às ações de fomento à inovação e a economia criativa, que será instalado no centro de Vitória, no antigo cartório da praça Costa Pereira. A inauguração está prevista para outubro deste ano.

No local, serão realizados cursos, palestras, trabalhos multimídia, coworking, aceleração e incubação de iniciativas inovadoras e criativas. No novo hub, também funcionarão programas voltados para o empreendedorismo e o desenvolvimento de startups.

Dentre eles: o Programa de Inteligência Computacional Aplicada (I2CA); o Programa ES + Criativo; e o Programa de Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SeeDES).

Sobre o SeeDES

É o primeiro programa público de aceleração de startups do Espírito Santo. No primeiro ciclo, por meio de um chamamento público, serão selecionados 30 projetos para um processo intenso de aceleração, com duração de seis meses, e que contará com capacitações, mentorias personalizadas, subvenção econômica, bolsa para dedicação exclusiva ao negócio, trocas de conhecimento, networking e imersão no ecossistema.

Sobre o I2CA

Tem propósito de desenvolver pesquisas para benefício fundamentalmente da indústria para áreas como: Cognição Visual Artificial, Mobilidade Autônoma; Interação Autônoma Inteligente; entre outras correlatas e no âmbito da Inteligência Computacional. O I2CA atualmente conta com as parcerias da ArcelorMittal, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e de startups.

Sobre o ES+ Criativo

Representantes do Governo do Estado visitaram as obras do Hub ES+. Foto: Divulgação/Sectides

Voltado para ações de economia criativa, o Programa ES + Criativo vem formando parcerias para fomentar políticas públicas na área em âmbito Estadual e municipal. A intenção é valorizar a criatividade, o capital intelectual e o valor simbólico-cultural do Espírito Santo. O segmento criativo, além de abranger setores como o mercado da música, da gastronomia, do artesanato e até mesmo da tecnologia da informação, também amplia uma rede de produtos e serviços, gerando renda e oportunidades.

Criatividade, inovação e cultura

Nesta quarta-feira (29), representantes das secretarias de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), da Cultura (Secult), de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) participaram de uma visita as obras do Hub ES+.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, frisou que o Hub ES+ representa a união da arte e da cultura com a ciência, a tecnologia e a inovação. “A localização é estratégica para o fortalecimento de outra importante ação de nosso Governo, que é a revitalização do Centro de Vitória”, destacou. “O SeeDES tem como foco fortalecer o ecossistema capixaba de inovação, ao fazer a aceleração de 30 startups. Abrigar essa aceleração no HUB ES+ é uma forma de potencializar a união da economia criativa, da inovação e da cultura e, com isso, desenvolver ainda mais o ecossistema”, enfatizou o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura.

Com informações da Sectides. 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade