24.9 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Indicadores mostram retomada da confiança

Indicadores de confiança e expectativas do mercado financeiro indicam que reformas econômicas proporcionaram avaliação de melhoria no país, por parte de investidores, empresários e famílias 

Importantes indicadores, que servem como termômetros para mensurar o cenário nacional, mostram que a economia voltou a crescer e que o Brasil está em transição. Risco Brasil e expectativas para a inflação menores e indicadores de confiança maiores, desenham um novo quadro.

- Continua após a publicidade -

Há um ano, o cenário era de inflação alta e juros galopantes. Os números atuais mostram que a recessão começa a ser revertida. Além de inflação menor, especialistas acreditam que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerre 2017 em 3,93%. A projeção anterior era de 4,01%, segundo Portal Brasil.

De março de 2016 a março deste ano, o IPCA caiu de 4,57% para 4,08%, ficando abaixo da meta perseguida pelo Banco Central, de 4,5%. Essa foi a primeira vez que isso aconteceu nesse período.

Risco Brasil

Medido por contratos de Credit Swap Default (CDS), o Risco Brasil recuou ao menor nível em mais de dois anos e segue em queda. Isso significa que o Brasil se tornou mais confiável e estável para investidores e consumidores.

Destaque para a organização das contas públicas, anteriormente identificadas como combustível para a crise. Além da limitação dos gastos públicos, as propostas de reformas Previdenciária e trabalhista soaram positivamente aos investimentos.

Confiança

Um dos indicadores mais importantes para medir esse otimismo é o Índice de Confiança da Indústria, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em abril de 2016 ele estava em 36,8 pontos. Em abril deste ano bateu em 53,1 pontos, uma melhora de 44,3%.

 

CDS – Credit Swap Default – instrumento financeiro geralmente negociado por investidores no mercado de renda fixa (obrigações) para especular ou fazer hedging (cobertura), caso uma empresa entre em incumprimento na sua dívida (risco de crédito)

Com informações de: Portal Brasil, Banco Central, CNI, Bloomberg, IBGE e Gradual Investimentos

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA