27.7 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Internas da Penitenciária de Cariacica recebem óculos

A ação já foi realizada em 2016, quando 51 detentas também receberam óculos

Internas da Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) receberam a doação de 145 óculos de grau. A doação faz parte da parceria entre o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por meio do projeto Universidade no Cárcere.

De acordo com a Sejus, a iniciativa é um dos principais eixos do Programa Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), lançado de forma pioneira no Estado em fevereiro de 2016.

- Continua após a publicidade -

A entrega dos óculos às internas contou com a presença dos voluntários Ricardo Bretas, presidente do CBBO, Eriolanda Bretas e Charley Tavares, além da juíza titular da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, Patrícia Faroni. Na ocasião, ela falou com as detentas sobre a importância dos cuidados com a saúde.

“Essa iniciativa é muito positiva para as internas, pois a saúde dos olhos é muito importante. Quem não enxerga bem tem problemas de rendimento no estudo e no trabalho, tem dificuldades no dia a dia e reflexos como dor de cabeça. A doação foi um presente para elas”, afirmou.

O presidente do CBOO, Ricardo Bretas, destaca a satisfação em poder colaborar para a mudança de realidade das detentas. “É uma honra poder levar atendimento visual à população carcerária que, infelizmente, reflete uma realidade brasileira que é a falta de uma atenção à saúde visual de qualidade e preventiva. Encontramos muitos casos de alta miopia e astigmatismo e o mais alarmante é que, lamentavelmente, as detentas sequer sabiam que não enxergavam bem, acreditavam, até então, que o mundo era embaçado”, destacou.

Bretas explicou, ainda, que para finalizar as atividades na penitenciária, os voluntários retornarão em junho para fazer a avaliação visual dos servidores da unidade.

Universidade no Cárcere

O projeto Universidade no Cárcere é um dos eixos do Programa Cidadania nos Presídios. No Estado, ele teve início em agosto de 2016, com a assinatura de termos de cooperação com a Universidade Federal do Espírito Santo e a Universidade Vila Velha, além do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria.

A iniciativa prevê uma maior interação entre essas instituições e a Secretaria, com o objetivo de potencializar as ações de reinserção social de detentos e egressos do sistema prisional.

O Espírito Santo foi o primeiro estado do país a implantar o projeto, que prevê a participação de detentos, bem como de egressos e seus familiares, em projetos de extensão e pesquisa realizados pelas instituições de ensino. O projeto também permitirá a realização de estágios e de residência multiprofissional.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA