- Continua após a publicidade -

Importação de aeronaves: processo migratório a partir de 2026 

Após longo período em tramitação, processo migratório da tripulação dos jatos importados no Aeroporto de Vitória vai começar

Por Kikina Sessa

Uma boa notícia para importadores de aeronaves: dentro dos próximos dias o Aeroporto de Vitória vai iniciar o processo de nacionalização da tripulação dos jatos importados que entram no país pelo Espírito Santo.

O anúncio foi feito pela gerente corporativa do Aeroporto de Vitória, Danielle Schlemmer Stevanin, no encontro estratégico com importadores e exportadores realizado pelo Sindiex, nesta quinta-feira (06), em São Paulo.

- Continua após a publicidade -

Stevanin, da Zurich Airport Brasil, disse que nos próximos meses o aeroporto vai iniciar a operação de aviação executiva internacional. 

O processo migratório da tripulação das aeronaves importadas no Aeroporto de Vitória é uma solicitação antiga do setor de comércio exterior capixaba, haja vista que as aeronaves precisam fazer escala em outras capitais para que a tripulação faça o processo de imigração, aumentando com isso os custos dos jatos nacionalizados em solo capixaba.

O Aeroporto de Vitória é o principal terminal para importação de aeronaves particulares no Brasil. De janeiro a agosto de 2025, o valor dos veículos aéreos, como helicópteros e aviões, nacionalizados em solo capixaba somaram cerca de  R$ 5 bilhões.

Conteúdo em Alta

Mais passageiros: Aeroporto de Vitória cresce 14%
Importação de aviões cresce 129% no ES; veja...
ES bate novo recorde na movimentação de passageiros;...
Voo atrasado? Veja lista de direitos e como...
Mais de 4 mil produtos brasileiros vendidos aos...
Mais de 400 aeronaves importadas pelo Espírito Santo...
Burocracia impede Vitória de receber voos internacionais de...
Sincades lidera premiação nacional no Prêmio Atena 2025
Acordo Mercosul-UE: o impacto nas tradings do ES
Aeroporto de cargas anima empresários; saiba detalhes

O Sindiex, que representa as empresas capixabas de comércio exterior, apresentou no ano passado uma demanda à concessionária do aeroporto, a Zurich, para a realização do processo migratório da tripulação das aeronaves importadas no Aeroporto de Vitória. Essa medida, segundo o sindicato, trará economia para importadores e será mais um atrativo para a importação de aeronaves, principalmente aquelas com autonomia para voos intercontinentais.

- Continua após a publicidade -

Para realizar o processo migratório da tripulação de aeronaves importadas foi necessário o envolvimento de diferentes órgãos, como Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Vigiagro e também a Anac. 

A eliminação dessas escalas para o processo migratório vai resultar em economias substanciais em taxas de aeroporto (pouso, estadia e decolagem) e cronograma do afretamento da aeronave, pois a tripulação pode seguir diretamente de sua origem para a nacionalização da aeronave em Vitória.

Olhando para o futuro, essa consolidação do processo de imigração no Aeroporto de Vitória pode gerar mais competitividade para voos internacionais de cargas e abrir caminho para o tão sonhado voo comercial internacional. Mas essa ainda é uma realidade distante.

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 234

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -