19.9 C
Vitória
quinta-feira, 18 DE julho DE 2024

Igreja do Rosário em Vitória reabre com apresentação de filarmônica

Monumento volta a funcionar para visitas guiadas e outras atividades a partir desta quarta (13), com apresentação da Philarmônica Rosariense

Por Mariah Friedrich

A Igreja Histórica de Nossa Senhora do Rosário, localizada no Centro de Vitória, reabrirá suas portas a partir desta quinta (13), após um período de fechamento, com atividades litúrgicas reestruturadas e novos serviços e ações, como visitas guiadas, oficinas de música e construção de um inventário com pessoas que participaram da história do local. A cerimônia de reabertura será às 16h, com apresentação da Philarmônica Rosariense.

- Continua após a publicidade -

A partir desta quinta (14), o templo estará aberta ao público de quarta-feira a sexta-feira, das 13h às 17h e sábado, de 9h às 13h. As inscrições para oficinas de música poderão ser feitas na própria igreja nos horários em que estará aberta ao público.

Igreja do Rosário em Vitória reabre com apresentação de filarmônica
Nave da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Vitória, em 2016 – Foto: Divulgação/ Iphan

A retomada das atividades foi garantida com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e ao patrocínio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES).

Patrimônio histórico, arquitetônico, artístico e paisagístico federal reconhecido no Livro de Tombo Histórico, do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o tempo foi fechado em em 2023, após deixar ser excluída programa Visitar, da Prefeitura de Vitória devido a corte de gastos. A parceria garantia a segurança do espaço, com vigilantes e guias que acompanhavam as visitas rotineiras do público.

A a Igreja Nossa Senhora do Rosário Foi edificada em terreno localizado no morro do Pernambuco, com fachada principal acessada por uma escadaria voltada para o mar. A construção começou em 1765, com estrutura principal erguida em apenas dois anos, a partir da mão-de-obra negra. 

Igreja do Rosário em Vitória reabre com apresentação de filarmônica
Igreja foi construída no final do século XVIII – Foto: Divulgação/ Iphan

A fachada colonial com frontão barroco ainda mantém as características originais, inclusive um cemitério em um de seus corredores. Também foi construída, no terreno junto à Igreja, uma Casa de Leilão que tinha como finalidade arrecadar verbas para comprar alforrias de pessoas escravizadas. 

Serviço

Reabertura Igreja de Nossa Senhora do Rosário e apresentação da Philarmônica Rosariense
Quarta (13), às 16h
Escadaria do Rosário, 35, Centro de Vitória
Entrada livre
Visitação: de quarta-feira a sexta-feira, das 13h às 17h e sábado, de 9h às 13h

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA