Durante o APIX, Dustin Whittle fala sobre a introdução de APIs para assegurar o sucesso do desenvolvimento da comunidade de usuários do Uber
O criador do aplicativo Uber, Dustin Whittle, vem ao Brasil para contar como suas APIs (acrônimo de Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos) foram desenvolvidas, durante a API Experience 2017 (APIX), segundo maior evento com foco em APIs do mundo, que será realizado em 30 de maio, em São Paulo.
Durante o evento, cujo tema será “Estratégias de APIs para transformação digital”, Dustin vai falar sobre a forma como as APIs foram implementadas e adaptadas para garantir o sucesso do desenvolvimento da sua comunidade de usuários, além de contar o que deu certo, desafios, obstáculos e aprendizados desse processo.
Quando disponibilizou suas APIs, o objetivo do Uber era aumentar o alcance de sua oferta de serviços de caronas pagas, conectar a plataforma a novos usuários e garantir uma experiência ‘End-to-End’ para os viajantes.
A programação do evento inclui debates sobre economia das APIs, inovação aberta, segurança, ecossistemas de parceiros e experiências digitais. São esperadas 650 pessoas, entre executivos de grandes empresas, empreendedores digitais, gestores de tecnologia, arquitetos de TI e desenvolvedores.
Além disso, serão apresentados cases nacionais e de fora do Brasil sobre estratégias digitais, baseadas em APIs, Microservices, Inteligência Artificial e outras tendências num palco 360°, e será dividido em duas trilhas. A de negócios funcionará como uma seleção de conteúdos voltados para negócios digitais, com estratégias de APIs focadas em inovação. Já as técnicas, serão workshops para arquitetos e gerentes de tecnologia que desejam se aprofundar nos aspectos técnicos de APIs e arquiteturas digitais.
Outro destaque do APIX será o Workshop Hands-On, da Sensedia, um intenso treinamento para conhecer o ciclo completo das APIs RESTful, desde a proposta de valor até a operacionalização. O workshop será baseado em conceitos e padrões de mercado e trará informações detalhadas sobre design de APIs, mecanismos de segurança, documentação, comunicação e monitoramento. No final, será aplicado prova da certificação em APIs da Sensedia, a API Foundation.
Dustin Whittle está no Uber desde 2016 e apoia os desenvolvedores a construir melhores experiências para o usuário final. Antes de incorporar o time da Uber, Dustin teve passagem por grandes players de tecnologia do mundo como AppDynamics, Kwarter, SensioLabs e Yahoo.
Confira os palestrantes confirmados
- Alexandre Putini, Superintendente de TI para Inovação e Canais Digitais da SulAmérica
- Bruno Souza, Consultor na Summa Technologies
- Caio Mesquita, CEO da Caiena
- Cristiano Barbieri, CIO da SulAmérica
- Cristina De Luca, jornalista especializada em tecnologia, editora do IDG Now! e comentarista do programa 2 na Web, da CBN
- Dustin Whittle, Developer Advocate da Uber
- Hudson Mesquita, Coordenador-geral de Padrões de Governo Digital do Ministério do Planejamento
- Kleber Bacili, CEO e fundador da Sensedia
- Marcela Zetina, Head of Innovation & Entrepreneurship no BBVA – México
- Marcelo Toledo, CTO da LTM (Loyalty & Trade Management)
- Marcílio Oliveira, COO da Sensedia
- Mario Mancuso, Sensedia
- Otávio Gonçalves de Santana, Senior Software Enginner da Tomitribe
- Uirá Porã, Consultor no Banco Mundial
Serviço:
APIX 2017
Data: 30 de maio
Horário: a partir das 08h
Local: WTC – Av. das Nações Unidas, nº 12.551 – São Paulo
Informações: Inscrições e detalhes sobre a programação: www.apix.com.br