21.6 C
Vitória
sábado, 5 DE outubro DE 2024

Homicídios no ES diminuem em mais de12% até o final maio de 2024

Todas as regiões do Estado tiveram queda, com destaque para a Região Serrana, Norte e Noroeste, que apresentaram reduções acima da média estadual

Por Kebim Tamanini

O Espírito Santo está testemunhando uma melhoria nos índices de segurança pública, especialmente no que diz respeito ao número de homicídios. Ao fechar o mês de maio, o Estado registrou 389 casos nos primeiros cinco meses de 2024, em comparação com os 443 do mesmo período do ano anterior, representando uma redução de 12,2%.

- Continua após a publicidade -

Os dados detalhados revelam que em janeiro foram registrados 76 homicídios, seguidos por 70 em fevereiro, 81 em março e 89 em abril. Maio, por sua vez, contabilizou 73 homicídios dolosos.

Analisando os dados, constata-se que 41% das vítimas em maio de 2024 tinham alguma relação com o tráfico de drogas, enquanto 22% dos casos foram classificados como crimes de proximidade, nos quais vítima e autor mantinham algum tipo de relação pessoal, como amizade, parentesco ou relacionamento conjugal.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Álvaro Duboc, comentou sobre o progresso alcançado. “Sem dúvida, é uma vitória para os capixabas, que hoje vivem em um Estado claramente mais seguro. Os resultados, por óbvio, não são suficientes, afinal, a segurança pública é um desafio diário e persistente”, salientou.

Ao desmembrar os números por regiões, todas apresentaram reduções significativas. A Região Serrana liderou com uma redução de 20,8%, seguida pelo Norte com 18,3% e Noroeste com 17,3%. A Região Sul registrou uma queda de 6,7%. Na Região Metropolitana, foram contabilizados 190 homicídios em 2024, em comparação com os 206 do mesmo período de 2023, marcando o melhor resultado da série histórica desde 1996.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, os números refletem o impacto positivo da continuidade das políticas de combate à criminalidade violenta, especialmente através do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. “A curva de redução de homicídios é constante e vamos continuar trabalhando para levar paz e segurança à sociedade capixaba”, enfatizou.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA