23.9 C
Vitória
quarta-feira, 19 junho, 2024

RuralturES: 4ª edição será em setembro e em novo local

Feira Estadual de Turismo Rural, RuralturES terá exposição de produtores locais, música e diversão

Por Otávio Gomes

A Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES) já tem data para sua quarta edição. Tendo como sede o município de Venda Nova do Imigrante, no Sul do Estado, ela também será realizada em um novo espaço em 2024. Então, já marque na agenda que o evento está marcado  para acontecer entre os dias 5 e 8 de setembro, na Fazenda Pindobás, cerca de 8 km de distância do Centro da cidade.

- Continua após a publicidade -

Organizada em conjunto com a Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, com apoio da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures), o evento tem o objetivo de divulgar a produção agropecuária local e movimentar o turismo da região de Venda Nova. Em 2023, a RuralturES atraiu 40 mil pessoas durante os quatro dias de programação gratuita e movimentou R$ 2,3 milhões só no evento.

A Fazenda Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, vai receber a RuralturES 2024. Foto: Ascom/RuralturESOs visitantes também podem experimentar o melhor da cultura e gastronomia regional, adquiririndo cafés especiais, cervejas artesanais, mel, fruas, flores, artesanato e demais produtos manufaturados na região. Enfatizando o viés turístico do evento, o Ruraltur também irá contar com apresentações culturais, como música e danças folclóricas para proporcionara uma imersão na tradição do Sul capixaba.

As expectativas para a 4ª edição da RuralturES são altas, prometendo superar as edições anteriores . “É um projeto que a cada ano acrescentamos a ele a sustentabilidade para que seja realmente um evento que promova essa região e faça com que a gente não pare. A Feira é a oportunidade para discutirmos a necessidade de planejamento para o futuro, dando sequência a todas as atividades que necessitam de força para recrutar quem está atuando na área, de modo que não desanimem e façam com que a região fique cada vez mais conhecida, gerando oportunidade e empregos para nossas famílias e filhos”, conclui o presidente do Conselho Curador do Convention Bureau, Leandro Carnielli.

Incentivo aos pequenos produtores

O superintendente do Sebrae no Espírito Santo, Pedro Rigo, destaca que o incentivo aos pequenos empreendimentos em Venda Nova são essenciais também para o desenvolviemnto turístico da região.

“O Sebrae/ES continuará reforçando sua estratégia de atuar no turismo de experiência para aumentar a competitividade dos pequenos negócios. Em 2024, além do atendimento aos diversos setores econômicos, o Sebrae/ES definiu o turismo como setor prioritário, tendo em vista a sua multisetorialidade e incontestável relevância para o desenvolvimento
econômico e social”, afirma.

Com essa iniciativa, o espaço que sediará a RuralturES terá um painel expositivo, abordando temas relacionados com a história local, em especial a chegada e o estabelecimento dos colonos italianos na cidade. “O sucesso do espaço Casa Nostra na RuralturES 2023 nos motivou a criar um espaço permanente valorizando a história da imigração italiana e sua influência no agroturismo no Espírito Santo”, completa Rigo.

*Estagiário sob supervisão de Erik Oakes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -