24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Homicídios caem 11,5% na região da Grande Vitória em 2023

Subsecretário da Sesp comemora o melhor resultado dos últimos 26 anos

Por Kebim Tamanini

Os registros de homicídios na Região Metropolitana de Vitória tiveram queda de 11,5% entre janeiro e julho de 2023. É o que revela o relatório apresentado em reunião da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa (Ales) ocorrida nessa terça-feira (8) pelo subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), coronel Márcio Celante.

- Continua após a publicidade -

Em relação ao mesmo período do ano passado, Viana teve uma queda de 54,5%, Vila Velha 23% e Serra 18,6%. Contudo, Vitória observou um aumento de 15,4% e Guarapari 7,4%. De acordo com relatório, é o melhor resultado da Região Metropolitana dos últimos 26 anos, com 132 homicídios registrados no primeiro semestre.

Tratando os dados no âmbito regional, o pior índice foi registrado na região noroeste do Espírito Santo, que apresentou crescimento de 59,3% no número de homicídios dolosos no período analisado. O subsecretário afirmou que “é uma região (noroeste) que nós estamos focando, dando atenção especial, para tentarmos reduzir esses números até o final de 2023”.

Registros de crimes de homicídio por regiões (01 de janeiro a 06 de agosto)

REGIÃO NÚMEROS
Região Metropolitana -11,5% (-36 registros)
Região norte 0% (empate)
Região noroeste +58,3% (+35 registros)
Região serrana +9,7% (+3 registros)
Região sul +10% (+5 registros)

Fonte: Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp)

O boletim revela as particularidades dos casos de homicídios registrados no estado. Cerca de 52%, ocorreram em vias públicas; 62% das vítimas tinham algum envolvimento com o tráfico de drogas; 71% dos homicídios foram cometidos com armas de fogo; quase a metade ocorreu nos finais de semana (49%) e no período noturno (51%); 87% das vítimas eram homens; e 76% eram pretos ou pardos.

Outro número que revelou aumento foi o de crimes letais propositais. O relatório aponta que subiram de 595 para 597 em 2023, acréscimo de 0,3% em relação ao mesmo período do ano passado, o que mostra que não houve evolução nesse quesito.

Criminosos x Forças policiais

O número de confrontos entre criminosos e forças policiais passou de 267 para 290 no período abrangido pelo relatório. O destaque fica para o aumento de 8,6%. Os embates resultaram em um total de 28 mortes, duas a mais do que em 2022. Vale lembrar que o estado figura na 14ª posição no ranking de mortes derivadas de intervenções policiais, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado no mês passado.

Subsecretário da Sesp comemora o melhor resultado dos últimos 26 anos
Fonte: Sesp-ES

Mesmo estando no meio da tabela do ranking, o subsecretário coronel Celante reafirmou que a pasta busca zerar esses números. “Temos realmente que manter essa nossa pegada, esse nosso trabalho, para que a gente consiga não somente reduzir esse número, mas principalmente alcançar a meta de termos o ano de 2023 como o melhor dos últimos 26 anos de toda a série histórica”, esclareceu ele à Comissão da Ales.

O diagnóstico da Sesp apresentado aos deputados mostra ainda que foram 774 acusados de homicídio presos e 2.315 armas apreendidas de janeiro a julho. E sobre os dados do Anuário de Segurança Pública, o subsecretário destacou o fato de que não existe nenhum município capixaba entre os 50 mais violentos do país.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA