23.8 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Hartung contesta modelo de concessão do aeroporto de Vitória

O governo federal determinou a privatização do terminal juntamente com o de Macaé, no Rio de Janeiro

O governador Paulo Hartung anunciou, nesta quinta-feira (14), as primeiras medidas do Governo do Estado para tentar reverter o modelo de concessão conjunta dos aeroportos de Vitória e Macaé (RJ), proposto pela União.

Na avaliação de Hartung, o modelo foi definido pelo Governo Federal sem diálogo com as autoridades estaduais. O governador ponderou que, na fase de audiências públicas da concessão, é o momento do Governo Estadual apresentar a manifestação formal do atual modelo proposto.

- Continua após a publicidade -

“Convidamos a imprensa por causa desta audiência pública que será realizada amanhã para tratar da concessão do aeroporto de Vitória. Tenho apresentado uma opinião sobre o tema após tomar conhecimento pela imprensa. Desde então, temos levado ao público e ao Governo Federal, inclusive por meio de documento, a nossa posição de contrariedade. Em função da audiência, solicitei estudos sobre o tema. Amanhã, vamos apresentar uma posição do Estado sobre a atual modelagem proposta. Evidentemente, vamos nos preparar para outros passos. Se não formos ouvidos, vamos peticionar junto ao Tribunal de Costas da União (TCU) e, se a questão for em frente, vamos ao Poder Judiciário questionar essa situação”, posicionou Paulo Hartung.

Falta de diálogo

O governador foi taxativo ao afirmar a falta de diálogo da União em um tema que envolve dois estados. “Tem uma questão importante que é o fator federativo. Não pode ser estabelecida uma situação envolvendo dois estados diferentes sem realizar o diálogo. Tem questões econômicas envolvidas”, pontou.

“O aeroporto de Macaé não tem voo regular e funciona como base para suprimento na área de petróleo e gás. No esboço desta concessão, está previsto a construção de uma nova pista. É uma obra caríssima. Isso pode criar custos à operação aeroportuária ao terminal de Vitória. Não estamos discutindo a concessão, mas sim o modelo que amarra uma pedra no pé do nosso aeroporto no momento em que ele está pronto para decolar no ponto de vista econômico”, afirmou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA