21.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Guarapari pode ganhar a “Rota da Ferradura” como destino turístico

Deputado propõe a criação de rota na zona rural do balneário

Por Redação

O deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) propôs a criação de uma rota turística na zona rural do município de Guarapari, parte da Região Metropolitana da Grande Vitória. O Projeto de Lei apresentado pelo parlamentar criaria a chamada “Rota da Ferradura”, interligando a BR-101, que corta a cidade litorânea, aos distritos de Buenos Aires, Boa Esperança, Arraial do Jaboti e Jaboti.

- Continua após a publicidade -

Para o parlamentar, o PL 67/2023 seria a valorização das belas paisagens do local, além de um estímulo aos passeios rurais, hotéis, pousadas e restaurantes da redondeza. “O município de Guarapari é um grande centro turístico de nosso estado, sendo conhecido nacionalmente, principalmente por suas praias. Em decorrência da sua extensão geográfica, o município de Guarapari também vem se destacando com o agroturismo, o que vem atraindo um grande número de turistas”, explica Hoffmann na justificativa da proposta.

Guarapari tem sido, há alguns anos, um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo, sendo a segunda cidade que mais recebeu turistas no último ano. Para 2023, a expectativa do Conselho Estadual de Turismo do Espírito Santo (Contures) é de que o balneário receba em torno de 1,5 milhão de turistas ao longo de toda temporada. O impacto se dá nos números da economia local. Dados da Secretaria de Turismo (Setur) e do Instituto Jones do Santos Neves mostraram que o crescimento no postos de trabalho em atividades relacionadas ao turismo foi de 8,3% nos últimos anos.

Hoffmann frisou que a criação da rota elevará os números do turismo no município, bem como em todo o estado, além de proporcionar o fortalecimento e a ampliação da produção cultural e gastronômica espírito-santense. Para o deputado, a ideia é “transformar a Rota da Ferradura em um local rentável e comercialmente viável, ampliando as opções de trabalho e renda na região”.

Atualmente, o Espírito Santo é um dos principais destinos turísticos brasileiro. Em 2022, o estado apresentou um crescimento no volume de atividades relacionadas ao turismo de 54,5%, sendo o quarto maior entre todos os estados, atrás apenas do Ceará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA