22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Saída de Zé Preto do PL abre caminho para Bahiense em Guarapari

Deputado Zé Preto deixou o partido para concorrer pelo Progressistas; Danilo Bahiense deverá ser o nome do PL em Guarapari

Por Robson Maia

A saída do deputado estadual Zé Preto do PL para concorrer à Prefeitura de Guarapari deve abrir brecha para que outro parlamentar do Legislativo capixaba concorra ao Executivo da Cidade Saúde no próximo pleito eleitoral. O deputado Danilo Bahiense deverá ser o nome escolhido pelo partido para a disputa.

- Continua após a publicidade -

Ainda em janeiro, Zé Preto solicitou na justiça a saída do PL após alegações de discriminações dentro da sigla. O parlamentar informou ainda na justificativa do documento que tal situação estaria causando prejuízos ao seu mandato na Assembleia Legislativa.

Zé Preto alegou ainda o interesse em concorrer a Prefeitura de Guarapari, contudo, seu nome foi publicamente vetado por dirigentes do partido. Posteriormente, o PL, que é presidido pelo senador Magno Malta no Espírito Santo, liberou o deputado para deixar o partido sem prejuízo de perder o mandato na Assembleia Legislativa (Ales).

Saída de Zé Preto do PL abre caminho para Bahiense em Guarapari
Alegando discriminação e visando as Eleições 2024, deputado Zé Preto entrou na justiça para sair do PL sem perder o mandato – Foto: Lucas S. Costa

O movimento de Zé Preto abriu de vez as portas para que outro parlamentar pudesse entrar de vez na rota pela disputa do Executivo de Guarapari. Danilo Bahiense passou a ser o nome mais cotado do partido para a disputa que promete ser acirrada no município da Região Metropolitana capixaba.

O presidente do PL de Guarapari, Vinícius Lino, afirmou que a candidatura de Bahiense ainda não está definida, porém, o nome do deputado é um dos avaliados pelo partido para uma candidatura no município. A definição, contudo, deverá acontecer já nas próximas semanas, de acordo com Lino.

O PL tem se articulado de maneira mais incisiva nas últimas semanas para as disputas de prefeituras nos municípios capixabas. Sob supervisão de Malta, o partido já anunciou as candidaturas de Coronel Alexandre Ramalho, em Vila Velha; do deputado Capitão Assumção, em Vitória; Leo Camargo, em Cachoeiro; Luciano Merlo, em Colatina; Mauro Rossoni, em Linhares; e Tiago Rocha, em São Gabriel da Palha.

Em entrevistas, Malta afirmou que os planos do PL são para a disputa do máximo de prefeituras possíveis. O partido traçou, a nível nacional, uma meta ousada: eleger aproximadamente 1.000 prefeitos. No Espírito Santo, o partido aposta nos bons resultados de Jair Bolsonaro (PL) no último pleito eleitoral, quando o candidato venceu em 56 dos 78 municípios. Lula (PT) venceu em apenas 22 cidades, sendo a grande maioria no extremo norte e extremo sul do ES.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA