A programação técnica da GranExpoES 2011 debaterá um assunto de grande relevância para a Agricultura Familiar do Espírito Santo: a inserção de produtos dessa modalidade na merenda escolar da rede pública e outras instituições, como presídios, asilos, orfanatos e outros. Trata-se do Seminário de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, que deve reunir um público de cerca de 300 pessoas, incluindo diretores de sindicatos de trabalhadores rurais e representantes do Incaper, das Secretarias de Agricultura municipais e estadual e das Secretarias de Educação também de instâncias municipais e estadual.
De acordo com o gerente de Agricultura Familiar e Reestruturação Fundiária, Clésio Antônio Brandão, o evento será uma oportunidade para esclarecer dúvidas e reforçar as competências de cada entidade dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Apesar de já existir a lei que estabelece que pelo menos 30% da merenda devem ser produtos da Agricultura Familiar, ainda há muita falta de informação”, destacou.
Para o gerente, o Seminário será um momento importante “para sensibilizar todos os envolvidos nessa questão e fazer com que cada um reconheça o seu papel. Por outro lado, consiste também numa estratégia visando à melhoria da qualidade da merenda por um preço justo”, afirmou Brandão. A GranExpoES acontece de 10 a 14 de agosto, no Carapina Centro de Eventos, e Seminário está marcado para o dia 12.