25.5 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Governo do ES publica edital que prevê dessalinização da água do mar

Projeto anunciado anteriormente pelo Executivo estadual teve edital publicado nesta sexta

Por Robson Maia

O Governo do Espírito Santo publicou, nesta sexta-feira (09), o edital para manifestação de interesse das empresas especializadas em estudos para a elaboração de modelagem que aponte solução para a conversão de água do mar em água potável. O estudo envolve ainda a capacidade para abastecer parte da Região Metropolitana da Grande Vitória e as regiões de Anchieta e Aracruz.

- Continua após a publicidade -

O documento foi divulgado no site da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes). A medida já havia sido anunciada no início do ano pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

Ferraço esteve no Chile recentemente ao lado de representantes da Cesan. A visita ao país serviu para conhecer os processos já utilizados no país.

“Estivemos no Chile para conhecer de perto a experiência exitosa da usina de dessalinização em operação no deserto de Atacama, que desenvolve o processo usando água do Oceano Pacífico para abastecer residências na localidade. No final do ano passado, a empresa espanhola GS Inima protocolou manifestação de interesse na Sedes para instalar usinas de dessalinização em território capixaba. Nossa expectativa é de que com a publicação do edital de PMI mais empresas com qualificação comprovada demonstrem interesse no processo”, disse Ferraço.

O chamamento público serve para que empresas possam apresentar estudo de viabilidade e realizar o levantamento de dados sobre o projeto em questão.

A iniciativa faz parte da carteira do Programa de Parcerias de Investimentos do Espírito Santo (PPI-ES) e será conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Companhia de Saneamento Espírito-santense (Cesan).

A partir da publicação do edital de PMI, as empresas interessadas terão 30 dias para manifestar interesse quanto à elaboração dos estudos de viabilidade do projeto.

O Projeto do Sistema de Abastecimento de Água Dessalinizada deverá abranger a captação, adução, tratamento, reservação e interligação ao sistema de abastecimento existente.

O sistema deverá ser elaborado para atender aos padrões de potabilidade da Portaria GM/MS nº 888, de 04 de maio de 2021, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, ou por norma específica que a venha substituir ou atualizar, e o atendimento às recomendações da OMS.

Projeto auxiliará meta de universalização do acesso a água potável

A transformação da água do mar em água potável é uma das medidas que vão auxiliar o Governo do Estado na meta de concluir a universalização do acesso ao recurso hídrico na Grande Vitória até 2026

O prazo estipulado pelo Executivo estadual é menor do que o imposto pelo Governo Federal, que prevê atingir os objetivos até 2033.

Para conseguir obter o êxito na medida, o Governo do Espírito Santo tem promovido diversos investimentos no setor, como a inauguração de estações de tratamento em diversos municípios, como Fundão, e em comunidades da zona rural.

Com informações do Governo do Estado;

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA