22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Governo do ES publica edital que prevê dessalinização da água do mar

Projeto anunciado anteriormente pelo Executivo estadual teve edital publicado nesta sexta

Por Robson Maia

O Governo do Espírito Santo publicou, nesta sexta-feira (09), o edital para manifestação de interesse das empresas especializadas em estudos para a elaboração de modelagem que aponte solução para a conversão de água do mar em água potável. O estudo envolve ainda a capacidade para abastecer parte da Região Metropolitana da Grande Vitória e as regiões de Anchieta e Aracruz.

- Continua após a publicidade -

O documento foi divulgado no site da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes). A medida já havia sido anunciada no início do ano pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

Ferraço esteve no Chile recentemente ao lado de representantes da Cesan. A visita ao país serviu para conhecer os processos já utilizados no país.

“Estivemos no Chile para conhecer de perto a experiência exitosa da usina de dessalinização em operação no deserto de Atacama, que desenvolve o processo usando água do Oceano Pacífico para abastecer residências na localidade. No final do ano passado, a empresa espanhola GS Inima protocolou manifestação de interesse na Sedes para instalar usinas de dessalinização em território capixaba. Nossa expectativa é de que com a publicação do edital de PMI mais empresas com qualificação comprovada demonstrem interesse no processo”, disse Ferraço.

O chamamento público serve para que empresas possam apresentar estudo de viabilidade e realizar o levantamento de dados sobre o projeto em questão.

A iniciativa faz parte da carteira do Programa de Parcerias de Investimentos do Espírito Santo (PPI-ES) e será conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Companhia de Saneamento Espírito-santense (Cesan).

A partir da publicação do edital de PMI, as empresas interessadas terão 30 dias para manifestar interesse quanto à elaboração dos estudos de viabilidade do projeto.

O Projeto do Sistema de Abastecimento de Água Dessalinizada deverá abranger a captação, adução, tratamento, reservação e interligação ao sistema de abastecimento existente.

O sistema deverá ser elaborado para atender aos padrões de potabilidade da Portaria GM/MS nº 888, de 04 de maio de 2021, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, ou por norma específica que a venha substituir ou atualizar, e o atendimento às recomendações da OMS.

Projeto auxiliará meta de universalização do acesso a água potável

A transformação da água do mar em água potável é uma das medidas que vão auxiliar o Governo do Estado na meta de concluir a universalização do acesso ao recurso hídrico na Grande Vitória até 2026

O prazo estipulado pelo Executivo estadual é menor do que o imposto pelo Governo Federal, que prevê atingir os objetivos até 2033.

Para conseguir obter o êxito na medida, o Governo do Espírito Santo tem promovido diversos investimentos no setor, como a inauguração de estações de tratamento em diversos municípios, como Fundão, e em comunidades da zona rural.

Com informações do Governo do Estado;

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA