23.3 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Governo lança edital para novo Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim

Obras de reforma e ampliação do Aeroporto Raimundo de Andrade, em Cachoeiro, tem previsão de investimento de R$ 127 milhões

Por Robson Maia

O Governo do Estado publicou um edital para contratação das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Raimundo de Andrade, em Cachoeiro de Itapemirim, Região Sul do estado. A previsão de investimento no local é de até R$ 127 milhões.

- Continua após a publicidade -

Segundo o Governo, o objetivo das melhorias é transformar as instalações do Aeroporto para atender às crescentes demandas e potencial da região sul capixaba. A iniciativa é realizada por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O governador Renato Casagrande (PSB), comentou sobre o investimento similar ao realizado em Linhares, na Região Norte, que passou a contar com voos comerciais a partir das intervenções realizadas pelo Estado.

“Fizemos investimento no Aeroporto de Linhares, que já conta com um voo comercial e agora vamos iniciar o investimento no Aeroporto de Cachoeiro, que dará mais dinamismo à economia da Região Sul. Um aeroporto mais estruturado vai ajudar a atrair voos comerciais, ampliando as opções para o capixaba. E a gente brinca que teremos um voo internacional para a Capital Secreta do Mundo”, disse o gestor.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (MDB), ressaltou que o objetivo da modernização do aeroporto é “colocar à disposição da população, dos empreendedores de Cachoeiro e de todo o Sul capixaba um novo equipamento, moderno, em condições de atender o dinamismo econômico que é crescente no Estado. Importante também destacar as novas oportunidades, os novos negócios que têm possibilidade de instalação nos arredores do terminal, envolvendo montagem e manutenção de aeronaves, por exemplo. A aviação regional é uma realidade, conectando o Brasil.”

O projeto prevê ampliar o pátio de aeronaves e o terminal de passageiros destinado à aviação executiva, e a construção de um novo terminal para a aviação comercial. O Aeroporto também passará por adequações para atender as normativas de segurança aeroportuária, incluindo a renovação da pista com novas sinalizações. As empresas interessadas têm até o dia 15 de fevereiro de 2024 para participar da licitação.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, ressalta que a modernização do Aeroporto vai possibilitar a acomodação de aeronaves adequadas para o transporte regular de passageiros, ampliando as opções de voos e conexões disponíveis.

“A expansão e modernização do Aeroporto de Cachoeiro segue os parâmetros das obras que conduzimos no Aeroporto de Linhares, que atualmente tem voos comerciais diários, atendendo e fomentando toda a região norte do Estado, conectando a inúmeros destinos, visto que Confins [para onde partem e seguem os voos de Linhares] é um Aeroporto Internacional. Esse é um importante investimento do Governo do Estado em infraestrutura e desenvolvimento”, disse Damasceno.

O projeto inclui ainda a implementação de equipamentos de auxílio à navegação aérea, como o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI), aprimorando as operações de pouso. Além das melhorias internas, o Governo vai construir um novo acesso ao Aeroporto, tornando-o mais acessível.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA