29.9 C
Vitória
segunda-feira, 6 maio, 2024

Governo reforça laços com GWM Brasil e projeta novos investimentos no ES

Encontro de líderes do governo do ES com representantes da montadora chinesa ocorreu nesta segunda

Por Robson Maia

Na tarde da última segunda-feira (21), executivos da GWM Brasil se encontraram com representantes do Espírito Santo para dialogar sobre as condições estratégicas para investimentos no Estado. Entre os pontos mencionados, estiveram o complexo portuário, a implantação da Zona de Processamento para Exportação (ZPE) e política de incentivos tributários do Estado.

- Continua após a publicidade -

A reunião ocorreu na sede do Governo, no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a participação do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (PSDB). Atualmente 100% dos veículos comercializados pela montadora chinesa no País são importados pelo Espírito Santo.

“É importante a GWM já estar instalada no Espírito Santo. Nós queremos mais na relação com a empresa. Queremos criar condições, além da exportação, queremos a empresa produzindo alguma atividade em nosso Estado. Nenhum estado consegue sua soberania sem uma indústria forte, portanto queremos fortalecer a indústria e estamos à disposição para ajudar nessa expansão”, declarou o governador do Estado, Renato Casagrande.

Ferraço destacou a importância do ponto de vista econômico as negociações para o Estado.

“A GWM já faz as suas importações aqui pelo Espírito Santo. Este ano, nós estamos estimando que serão 13 mil veículos importados aqui pela nossa infraestrutura logística, dadas a vocação do Estado e a nossa grande competitividade. Mas, a gente quer muito mais”, disse o vice-governador.

O CEO Américas da GWM, James Yang, e o diretor de Assuntos Institucionais da empresa, Ricardo Bastos, afirmaram que o encontro teve como objetivo estreitar relações e discutir temas de interesse para a montadora.

“O Porto de Vitória, atualmente, é o que mais recebe carros elétricos e híbridos no Brasil. E todos os carros importados pela GWM são e serão eletrificados. Por isso, é de extrema importância que estejamos próximos e com um canal de diálogo sempre aberto”, afirmou Bastos.

Na ocasião, foram discutidos os benefícios regionais e a viabilidade de utilização do Porto de Vitória também para futura exportação de veículos da GWM para outros países, uma vez que o Estado conta com uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), uma área de livre comércio com o exterior, que oferece tratamentos tributários, cambiais e administrativos específicos do regime. A partir de 2024, a GWM começará a produzir seu primeiro veículo nacional em Iracemápolis, no interior de São Paulo.

Outro assunto em pauta entre as autoridades foi a possibilidade da inclusão do Estado do Espírito Santo no projeto de veículos a hidrogênio da GWM, que prevê o estabelecimento de rotas de transporte de carga no território brasileiro com caminhões a hidrogênio. A previsão é que o primeiro caminhão a hidrogênio da GWM, que será usado nos testes iniciais, chegue ao Brasil até o final deste ano, desembarcando pelo Porto de Vitória.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA