24.9 C
Vitória
domingo, 14 abril, 2024

Governo do ES lança aplicativo para doação de sangue

Aplicativo “Gota de Vida” foi lançado durante o Dia Mundial do Doador de Sangue

Por Redação

Durante a celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue e o Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (14) um aplicativo para incentivar e facilitar a doação de sangue: o Gota de Vida. O aplicativo está disponível de forma gratuita e pode ser baixado nos celulares e tablets, por meio das lojas App Store (iOS) e no Google Play (Android).

- Continua após a publicidade -

Desenvolvido em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), o aplicativo Gota de Vida foi apresentado à população durante uma ação que aconteceu na manhã desta quarta-feira (14), no Hemocentro de Vitória, com a participação do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.

“O aplicativo vem em uma boa hora neste Dia Mundial do Doador de Sangue. O aplicativo é uma facilidade para aquelas pessoas que são doadoras, mas também para aqueles que querem doar e têm alguma dúvida. Quem doa sangue salva muitas vidas e é muito bom que a gente possa mobilizar, motivar e incentivar as pessoas a fazerem esse ato de amor com o próximo”, declarou o governador.

Durante o lançamento do aplicativo, o secretário Miguel Duarte doou sangue e destacou a importância desse ato, além do ganho do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba com o novo aplicativo.

“A doação é a demonstração de amor ao próximo e pode salvar diversas vidas. Com a implantação do aplicativo Gota de Vida, essa ação fica ainda mais fácil e possibilita a comunicação mais próxima e assertiva com o voluntário. O objetivo principal é aumentar o número de doações no Estado”, salientou o secretário.

Enquanto a equipe do Governo esteve presente no Hemoes para o lançamento do aplicativo, 120 pessoas compareceram ao Hemocentro de Vitória para a doação de sangue. Dessas, 80 foram classificadas como aptas para a ação, sendo coletada uma bolsa de cada voluntário — os dados são de coletas realizadas até as 12 horas.

Na oportunidade, durante o evento, a equipe do ICEPi explicou ao público as principais funcionalidades do App Gota de Vida, como a possibilidade de agendamento on-line e o acompanhamento do estoque de sangue, além de tirar dúvidas sobre a ferramenta.

O aplicativo Gota de Vida foi estruturado com diversas funcionalidades que garantem o melhor entendimento da população sobre os requisitos necessários para ser um doador de sangue, além de proporcionar uma experiência gamificada, que estimula a doação regular e também a captação de novos voluntários, sendo tudo em um sistema parecido com uma rede social.

Na plataforma, também é possível agendar o dia e horário da doação, verificar o estoque de sangue de cada tipo sanguíneo, acessar o mapa do Hemoes, dos hemocentros regionais e da unidade de coleta da rede pública, assim como acompanhar a contagem regressiva para a próxima doação.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA