24.4 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Hemoes estará aberto para doação de sangue durante o Carnaval

Hemocentro de Maruípe, localizado em Vitória, manterá o atendimento todos os dias durante o Carnaval, das 07h às 19h

Por Kebim Tamanini

Com a chegada do período de festas, muitas pessoas se preparam para cair na folia ou aproveitar um merecido descanso. No entanto, essa empolgação pode impactar negativamente os estoques de sangue nos bancos de hematologia e hemoterapia do estado. As unidades de coleta de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes) estão enfrentando uma redução nos estoques, especialmente dos tipos sanguíneos AB+ e AB-.

- Continua após a publicidade -

“É muito importante que a população se sensibilize e compareça ao Hemoes para a realização da doação, antes de cair na folia, e nos ajude a abastecer nosso estoque”, ressalta a diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad.

Durante o período de festas, os acidentes nas estradas aumentam, resultando em uma maior demanda por bolsas de sangue nos hospitais. A diminuição das doações prejudica o atendimento médico, afetando a realização de cirurgias e outros procedimentos, além de comprometer tratamentos de pessoas portadoras de doenças como hemofilia, leucemias e anemias, que dependem de transfusões sanguíneas.

Hemoes estará aberto para doação de sangue durante o Carnaval
Estoques dos tipos sanguíneos AB+ e AB- estão em alerta. Fonte: Hemoes

Por este motivo, o Hemocentro de Maruípe, localizado em Vitória, manterá o atendimento todos os dias durante o Carnaval, das 07h às 19h, visando incentivar as doações e garantir o abastecimento dos estoques.

Atualmente, o estado possui aproximadamente 115 mil doadores voluntários de sangue registrados. No entanto, esse número ainda não é suficiente para manter os bancos de sangue com estoques adequados. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância da doação voluntária de sangue para salvar vidas e atender às necessidades dos pacientes.

Quem pode doar

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos para realizar a doação. Pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem se candidatar como voluntárias. Para aqueles com mais de 60 anos, é necessário ter realizado a primeira doação antes dessa idade. Menores de 18 anos precisam obter autorização de um responsável legal.

Os interessados em doar sangue devem dirigir-se a uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenham realizado uma refeição, é necessário aguardar três horas antes de efetuar a doação.

Locais para doação

WordPress Tables Plugin

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA