Assunto será abordado em reunião com ministro da Economia
Após declaração do presidente da república, Jair Bolsonaro, sobre a redução dos preços dos combustíveis nas bombas de abastecimento, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, declarou que está aberto para debater o assunto.
Em vídeo divulgado na tarde desta quarta-feira (05), o governador do Estado declarou ter total interesse na redução dos preços dos combustíveis. “Temos total interesse na redução do preço do combustível para o consumidor. Me coloco inteiramente à disposição, para que essa redução possa acontecer de uma forma equilibrada, responsável com as contas públicas e com bases técnicas. Para que então a gente possa discutir com o governo federal medidas que causem efeito no valor final de combustível”, declarou Casagrande.
Assista na íntegra a declaração do governador, Renato Casagrande:
No último domingo, o presidente declarou em suas redes sociais, mudanças na legislação para tentar reduzir o preço da gasolina e do diesel nos Estados. Além disso, Bolsonaro também anunciou que encaminhará uma proposta ao Congresso Nacional e “lutará pela sua aprovação”.
Ainda sobre o assunto, o chefe do executivo nacional lembrou que o preço dos combustíveis baixou pela terceira vez nas refinarias, porém o valor nas bombas não sofreu alteração.
“Pela 3ª vez consecutiva baixamos os preços da gasolina e do diesel nas refinarias, mas os preços não diminuem nos postos, por quê? Porque os governadores cobram, em média 30% de ICMS, sobre o valor médio cobrado nas bombas dos postos e atualizam apenas de 15 em 15 dias, prejudicando o consumidor”, escreveu Bolsonaro via Twitter.
Assista o vídeo da coletiva: preço dos combustíveis e mais assuntos da semana:
Atualmente, o Governo Federal detém em média 60% dos tributos de todo país, o percentual dos Estados detém em torno de 25% e os municípios com pouco mais de 10%.
Reunião
O governador do Estado, Renato Casagrande está em Brasília para uma agenda com o ministro da Economia, Pualo Guedes, para uma reunião sobre os desastres que afetaram o Espírito Santo no mês passado.
Na última segunda-feira (03), Casagrande protocolou um ofício solicitando repasse de R$ 667 milhões em verbas federais para a ações de reconstrução dos municípios. De acordo com o relatório da Defesa Civil, o prejuízo estimado no Espírito Santo foi de R$ 666.811.746,91.