27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Governador anuncia inauguração das obras da Terceira Ponte para dia 27 de agosto

A Ciclovia da Vida, que vai começar a funcionar no mesmo dia, receberá um pedalaço

Por Kebim Tamanini

Em anúncio feito nas redes sociais, o governador Renato Casagrande confirmou que a inauguração das obras de ampliação da Terceira Ponte e da implantação da Ciclovia da Vida será no dia 27 de agosto. Na publicação foram divulgados a programação prevista para o dia, com espetáculo de luzes na Enseada do Suá e um pedalaço organizado pelo Ministério Público capixaba.   

- Continua após a publicidade -

Casagrande disse que “as melhorias pretendem contribuir com a redução dos congestionamentos, diminuindo o tempo de viagem, trazendo mais segurança viária e reduzindo o número de acidentes, considerando a faixa exclusiva para ônibus e veículos de serviço, à direita, que também irá comportar motociclistas”.

As melhorias não são apenas vistas no trânsito: merece destaque a eliminação dos casos de suicídio que ocorriam na 3ª Ponte após a construção da Ciclovia da Vida. Vale lembrar que, desde outubro de 2022, segundo a Rodosol, concessionária que administra a ponte, não tem registros de casos de pessoas que atentaram contra a própria vida, coincidentemente desde a época de implantação das grades da ciclovia.

Veja a programação prevista para o dia da inauguração:

  • 8h – Pedalaço pela Paz – Praça do Papa
  • 17h – Espetáculo Luzes Pela Vida – Cais das Artes

Relembre alguns fatos importantes sobre a obra:

A ampliação das faixas da Terceira Ponte contribuirá para melhorar o fluxo nos horários de picos. Segundo o projeto, a capacidade será aumentada em cerca de 40% – o que será muito relevante para atender ao aumento de 3%, em média, no fluxo de veículos que ocorreu entre janeiro e junho de 2023. No mesmo período do ano passado, trafegaram pela ponte mais de 7,2 milhões de veículos, enquanto este ano o número subiu para 7,4 milhões. Os dados são da Rodosol, concessionária que administra a via.

Com a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas, assim como as proteções central e laterais. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e motocicletas e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas do meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada.

Em relação à Ciclovia da Vida, os ciclistas não terão acesso durante as 24 horas do dia. Segundo a Semobi, a via será fechada para manutenção nas madrugadas. Os horários ainda serão definidos. A ciclovia será acessada por frequentadores com patinetes, skates, bicicletas e bikes elétricas. Contudo, será proibido o tráfego de pedestres.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA