Na década de 90, o Espírito Santo foi palco de um acidente que envolveu um navio cargueiro e a Terceira Ponte
Por Otávio Gomes*
O acidente causado por um navio cargueiro na cidade de Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, derrubou a ponte Francis Scott Key na madrugada desta terça-feria (26). As últimas informações apontam que o evento foi causado por uma pane elétrica no navio, que perdeu a direção e se encontrou com uma das proteções da ponte, derrubando toda a estrutura junto a 7 carros que passavam pela rodovia.
As conspirações são reais. Operações psicológicas e bandeiras falsas acontecem.
O mal existe.
Não sei detalhes ainda sobre a queda da ponte em Baltimore.
Logo saberemos mais. pic.twitter.com/RwjutUIVmX— André GAP 🇧🇷 (@AndreGA_Pe) March 26, 2024
Esse tipo de acidente, porém, não é novo: em 27 de janeiro de 1990, a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça (conhecida popularmente como Terceira Ponte) sofreu batida de uma embarcação de grande porte por volta das 8h30.
O cargueiro norueguês Northern Merchant estava a caminho da cidade de Keelung, em Taiwan, carregado de materiais siderúrgicos, quando se chocou com a parte da frente (proa) em uma das barras de proteção da Terceira Ponte. Segundo matéria publicada no jornal A Tribuna na época do acidente, populares no local testemunharam que o navio chegou a subir na base de sustentação do apoio que recebeu o choque. Ao contrário da tragédia na ponte de Baltimore, a estrutura permaneceu intacta e nenhum tripulante do navio teve ferimentos graves.

Acidente na ponte Rio-Niterói
Mais recentemente, o último acidente envolvendo navios cargueiros e pontes no Brasil ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), em 14 de novembro de 2022. Por volta das 18h25, um navio graneleiro que havia saído da baía de Guanabara foi levado pela forte ventania e se chocou com a estrutura da ponte Rio-Niterói. O incidente causou sustos, mas ninguém saiu ferido. Confira o vídeo do momento exato da batida.
Vídeo mostra navio que bateu na Ponte Rio Niterói. Motorista passava momentos antes da ponte ser fechada. pic.twitter.com/s7mAMxisnH
— Vinicius Martins (@vjsmartins) November 14, 2022
*Estagiário sob supervisão de Erik Oakes