22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Casagrande participa da 10ª edição do Cosud no Rio Grande do Sul

Governador Renato Casagrande embarcou para a capital gaúcha na última quinta-feira

Por Robson Maia

O governador Renato Casagrande (PSB) embarcou, na tarde da última quinta-feira (29), para Porto Alegre (RS), onde participa da 10ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento reúne governadores das regiões Sul e Sudeste do país para discutir temas relativos ao desenvolvimento regional.

- Continua após a publicidade -

Nesta edição, os temas centrais a serem abordados pelos chefes dos Executivos estaduais são: segurança pública, mudanças climáticas e o enfrentamento à dengue. Na abertura do evento, o governador capixaba abordou a importância da integração dos entes subnacionais na busca de solução para os problemas comuns enfrentados por eles.

“Mesmo com a existência de estados grandes nas duas regiões, a integração entre todos é fundamental, já que há uma concentração muito grande de poder na União. A organização do consórcio é uma oportunidade para a gente possa aperfeiçoar a prestação de serviço, uma vez que todos nós gestores queremos entregar um estado melhor do que recebemos”, pontuou Casagrande.

Segundo o gestor, a participação no Cosud reforça o comprometimento do Governo do Espírito Santo em buscar soluções conjuntas para os problemas que afetam não somente o Estado capixaba, mas também todo o País.

“Queremos que todos os estados caminhem para uma mesma posição, que é a de um Brasil justo para todos. A gente teve a oportunidade nos últimos anos de debater temas importantes, como reforma tributária, mas ainda temos algumas tarefas gigantescas este ano e as nossas discussões começam aqui, no Rio Grande do Sul”, disse Casagrande.

A comitiva capixaba é integrada por secretários de Estado que participam de diversos Grupos de Trabalho (GTs) referentes a suas áreas de atuação, junto com representantes dos demais governos estaduais. Além disso, a programação inclui encontros entre os governadores, além de reuniões com secretários, procuradores-gerais dos estados e coordenadores das Defesas Civis Estaduais.

ES passou por mudanças no secretariado

Um dos temas centrais da 10ª edição da Cosud é a segurança pública. Nesse quesito, o Espírito Santo passou por modificações, no recorte recente. Foram duas mudanças “forçadas” no comando de pastas que tangem o tema.

Na Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Coronel Alexandre Ramalho deixou o cargo de secretário de Estado justificando que analisará projetos políticos para a sequência. O militar é cotado para concorrer à Prefeitura de Vila Velha nas eleições municipais que se aproximam. Contudo, Ramalho ainda não confirmou a informação.

Por outro lado, na Secretaria de Justiça (Sejus), André Garcia deixou o comando da pasta para assumir o cargo de secretário de Políticas Penais no Governo Federal. O convite partiu do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

O Governo do Estado respondeu rápido as saídas e nomeou Eugênio Ricas para chefiar a Sesp. Já a Sesp passou a ser comandada pelo policial federal Rafael Pacheco.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA