29.9 C
Vitória
domingo, 16 DE março DE 2025

Fim do Perse pode causar 2 mil demissões no Estado

Além disso, 500 empresas capixabas estão em risco, segundo o Sindbares.

Por Gustavo Costa

A revogação do Programa de Retomada do Setor de Eventos (Perse) anunciada pelo ministro Fernando Haddad, segue causando apreensão entre representantes de diversos tipos de comércio.

No caso do setor de bares e restaurantes, que também são beneficiados pelo programa que oferece a oportunidade de renegociação de dívidas tributárias e não tributárias, não é diferente.

Para o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes- ES (Abrasel), Rodrigo Vervloet, uma possível revogação do programa traz uma preocupação significativa para os bares e restaurantes do Estado. “O Perse desempenhou um papel crucial em proporcionar alívio financeiro a um setor que enfrentou desafios significativos durante a pandemia”, falou.

De acordo com o presidente sindical, as entidades que representam a categoria estão atuando ativamente, por meio de esforços jurídicos e institucionais, na luta contra a revogação do Perse. “Acreditamos que o programa desempenha um papel vital na estabilização do setor e na preservação de empresas que não foram abrangidas pelo regime Simples. Estimamos que cerca de 500 empresas e mais de 2 mil empregos podem estar em risco se o Perse for cancelado”, alertou ele.

Segundo Vervloet, o setor de bares e restaurantes já enfrenta um alto nível de endividamento, e o fim dos efeitos do Perse, conforme a medida provisória sugere, teria um impacto devastador. “O Perse foi concebido para ajudar na recuperação de estabelecimentos que se sacrificaram em prol da sociedade, fechando suas portas durante momentos críticos. A compensação fornecida pelo programa, no entanto, ainda está aquém do necessário para recuperar empresas e indivíduos endividados”, disse.

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA