27.9 C
Vitória
segunda-feira, 17 junho, 2024

Fechamento de empresas cresce 20% no Brasil em 2022

Com 1,7 milhão de empresas fechadas em 2022, o cenário é desafiador para organizações que querem sobreviver e ter relevância

Dados do Mapa de Empresas, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), apontaram um crescimento de 19,8% no fechamento de empresas no Brasil, que passou de 1,4 milhão em 2021 para 1,7 milhões negócios encerrados em 2022, um cenário desafiador para organizações que querem sobreviver e ter relevância no mercado.

Para prezar pela qualidade de produtos desenvolvidos e/ou vendidos, é preciso que a empresa considere toda a cadeia de fornecimento como parte essencial da organização e que deve manter o mesmo padrão de qualidade e ética. Pensando nisso, a Sedex (Supplier Ethical Data Exchange), entidade global que promove melhorias nas práticas comerciais, criou a SMETA, um dos modelos de auditoria ética mais utilizados no mundo.

- Continua após a publicidade -

A SMETA, indicada para empresas de todos os tamanhos e setores, conta com quatro pilares avaliativos: saúde e segurança, normas laborais, meio ambiente e ética nos negócios. A avaliação realizada com as diretrizes dessa auditoria permite à empresa medir seu desempenho socioambiental e traçar estratégias para melhorá-lo, mesmo que os resultados já sejam positivos

‘Os números apresentados só demonstram um perfeito reflexo do mercado atual’, avalia Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil, certificadora de origem portuguesa de atuação internacional. ‘O primeiro passo para sobreviver à concorrência é prezar pela atuação ética, seguido por outros fatores também essenciais, como a inovação’, completa.

O processo da auditoria SMETA não é certificável, mas optar por sua realização elimina a necessidade de múltiplas certificações e traz visibilidade para a empresa, uma vez que conta com reconhecimento internacional.

‘A imagem de uma organização está atrelada com a sua cadeia de abastecimento. Se, por exemplo, houver um fornecedor utilizando mão de obra infantil, esse crime será responsabilidade da empresa contratante também!’, pontua Bertolini. ‘Quando a auditoria SMETA é realizada por uma terceira parte, tende a possuir maior credibilidade pela imparcialidade mantida no processo’, completa, indicando que a empresa deve procurar um órgão certificador para dar início ao processo de avaliação.

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA