24.9 C
Vitória
terça-feira, 25 junho, 2024

Pagung quer a criação de rota turística na Região Serrana

Proposta prevê a valorização de rota turística com bagagem histórica nas região das montanhas 

Por Redação

O deputado estadual Dary Pagung (PSB) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que cria a Rota do Vale do Emboque, localizada no município de Conceição do Castelo, região serrana do Estado. O local já foi pautado como rota turística em 2021, no entanto, a proposição foi arquivada.

- Continua após a publicidade -

No texto da matéria, Pagung declarou que a rota deverá ser declarada como relevante devido ao interesse turístico e cultural. A região, que abriga belas paisagens do estado, reserva momentos da história do Brasil Imperial. Historiadores relatam que a rota era utilizada por escravos para fugir das fazendas de café da região, sendo a mais conhecida a Fazenda do Centro, em Castelo.

O deputado aponta que a região tem grande potencial para o turismo de aventura em virtude do seu relevo montanhoso. “O Vale do Emboque fica situado na comunidade de Monforte Frio e abriga uma quantidade de belezas naturais e históricas ainda desconhecidas pelo grande público”, comenta Dary. 

No último mês, a ALES aprovou a criação de duas rotas turísticas em diferentes regiões do estado. A Rota da Ferradura, em Guarapari, vai interligar a BR-101 aos distritos de Buenos Aires, Boa Esperança, Arraial do Jaboti e Jaboti. Já a Rota Azul projeta a criação do trajeto turístico de aproximadamente 30 quilômetros de extensão entre os municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Castelo, na Região Serrana.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA