- Continua após a publicidade -

Famílias capixabas estão mais dispostas a gastar neste fim de ano

Pesquisa indica cenário positivo para o comércio no Espírito Santo, com famílias mais confiantes para consumir e índices em alta no fim de 2024

Por Jessica Coutinho

De acordo com o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), os consumidores do Espírito Santo encerram 2024 com mais confiança para comprar. O indicador alcançou 111,1 pontos em dezembro, o maior nível desde 2014. Resultados acima de 100 indicam satisfação e otimismo, o que anima o comércio para o período de Natal e Ano Novo.

Famílias capixabas estão mais dispostas a gastar neste fim de ano
ICF no Espírito Santo em dezembro de 2024. Foto: Divulgação.

Mesmo com estabilidade em relação a novembro, dois pontos do índice cresceram: a disposição para consumir aumentou 3,6%, atingindo 100,1 pontos, enquanto a percepção sobre o momento para compra de bens duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos, subiu 10,59%, chegando a 83,6 pontos.

- Continua após a publicidade -
Famílias capixabas estão mais dispostas a gastar neste fim de ano
Comportamento dos componentes do ICF capixaba. Foto: Divulgação.

Segundo o Connect Fecomércio-ES, responsável pela pesquisa, o cenário reflete fatores como um mercado de trabalho aquecido, com taxa de desemprego em 4,1%, aumento de renda, que cresceu 11% no último ano, e maior acesso ao crédito.

Famílias capixabas estão mais dispostas a gastar neste fim de ano
Ana Carolina Júlio, coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio (Connect Fecomércio-ES). Foto: Divulgação.

O levantamento também mostrou que a perspectiva de consumo para os próximos meses subiu 4,27%, alcançando 127,5 pontos. “Os consumidores estão mais confiantes, o que deve impulsionar as vendas de fim de ano, especialmente de itens de maior valor agregado”, explica Ana Carolina Júlio, coordenadora do Connect Fecomércio-ES.

Entre os diferentes grupos de renda, as famílias que ganham acima de 10 salários mínimos registraram alta de 1,23% no índice de consumo, enquanto aquelas com renda menor tiveram uma leve queda de 0,21%.

Os dados completos da pesquisa estão disponíveis no site do Portal do Comércio.

- Continua após a publicidade -

Conteúdo em Alta

E-commerce no ES cresce 44% após faturar R$...
ES apresenta queda do desemprego e alta da...
Relembre os 25 melhores discos de 2024 de...
Vitória regula eventos e decoração para a Copa...
R$ 81,6 bilhões: o fôlego para novas lojas...
Medida dos EUA sobre facções pode afetar investimentos...
Fim de ano: como viajar seguro e evitar...
Quer trocar um produto? Entenda seus direitos
Sua empresa está pronta? Nova NR-1 muda regras...
Verstappen explica falha e acidente na Austrália

Leia Mais

Semana S do Comércio homenageia lideranças do ES
As 8 cidades do ES líderes em vagas...
O que está em jogo na rodada final...
Comércio cresce 0,5% com queda do dólar
Entre desafios e oportunidades, ES mantém sua força...
Brasil pode voltar a ser a 10ª economia...
Recesso de fim de ano: veja como funcionam...
Gigantes do atacado: veja quanto faturam as 10...
Seminário debate educação e trabalho no Espírito Santo;...
Brasil conquista bronze no Mundial de parabadminton

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -