21.6 C
Vitória
terça-feira, 23 DE julho DE 2024

Faixas extras: motoristas ignoram regras e Governo adota postura educativa

As sanções previstas (multa de R$ 191,54 e perda de sete pontos na CNH) ainda não serão aplicadas aos infratores

Por Kebim Tamanini

Após a inauguração das faixas adicionais da Terceira Ponte, estas foram destinadas exclusivamente ao tráfego de ônibus, táxis, motocicletas e veículos de serviço: viaturas e ambulâncias. Entretanto, por meio das câmeras da Rodosol, é possível identificar que alguns motoristas aproveitam para invadir o espaço exclusivo. De acordo com o Governo do Estado, aqueles que desrespeitarem essa regra serão punidos com multas no valor de R$ 191,54, além da perda de sete pontos na carteira de habilitação.

- Continua após a publicidade -

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) foi consultada e, por meio de uma nota oficial, esclareceu que existem placas na via com instruções para os condutores, e que, nesta fase inicial, não haverá penalidades para os infratores.

A nota também menciona que “o Governo planeja iniciar uma campanha educativa em colaboração com o Detran, com o objetivo de que os condutores se familiarizem com essa medida. Em um estágio posterior, a fiscalização poderá ser implementada, resultando em penalidades. No entanto, ainda não há uma data definida para essa transição”.

É importante ressaltar que a faixa da direita na Terceira Ponte é exclusiva para o tráfego de ônibus, motocicletas e veículos de serviço devidamente identificados, como táxis, viaturas e ambulâncias. Carros de aplicativos e vans escolares são proibidos de utilizá-la devido à falta de identificação adequada.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA