23.8 C
Vitória
segunda-feira, 11 DE novembro DE 2024

Exposições fotográficas celebram culturas afro-brasileira e nordestina

Mostras no Mucane, em Vitória, e Casa da Memória, em Vila Velha, enaltecem a pluralidade das raízes culturais brasileiras

O Espírito Santo se torna palco de duas importantes exposições fotográficas que se entrelaçam na valorização da história, cultura e identidade do Brasil. Com abordagens distintas, mas com o compromisso de enaltecer a pluralidade e as raízes culturais brasileiras, a Mostra Maria Verônica da Pas de Fotografia e a exposição Sertões por Massena celebram o poder da imagem e da arte como ferramentas de resistência e preservação da memória.

Ambas exposições contam com entrada gratuita e trazem à tona questões de identidade e pertencimento, tanto no contexto afro-brasileiro quanto na vivência nordestina, cada uma com sua especificidade. Enquanto a Mostra Maria Verônica da Pas destaca a força das mulheres negras na fotografia contemporânea, reafirmando o poder da imagem como instrumento de resistência, Sertões por Massena mergulha em uma narrativa histórica sobre o sertão nordestino, resgatando personagens e cenários que moldaram parte importante da cultura brasileira.

Ancestralidade e Pluralidade Negra

Mostra Maria Verônica da Pas de Fotografia reúne trabalho de 20 fotógrafas, no Mucane. Foto: Gabriella dos Santos Silva
Mostra Maria Verônica da Pas de Fotografia reúne trabalho de 20 fotógrafas, no Mucane. Foto: Gabriella dos Santos Silva

Inaugurada no dia 4 de outubro, a Mostra Maria Verônica da Pas de Fotografia ocupa o renovado Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (MUCANE), em Vitória, reunindo 50 obras de 20 fotógrafas negras de todo o Brasil. A exposição faz parte da programação do Festival Reencontros e segue aberta até 20 de dezembro de 2024. A mostra é resultado de uma seleção criteriosa realizada em setembro, através de inscrições abertas, e reafirma o compromisso de promover a diversidade de olhares e histórias presentes na cultura afro-brasileira.

Entre as participantes, estão fotógrafas consolidadas e iniciantes, com uma representatividade marcante: 45% das selecionadas são da região Nordeste, 35% do Sudeste, e 45,45% se identificam como pertencentes à comunidade LGBTQIA+. A curadora capixaba Taynara Barreto destaca a importância do projeto ao afirmar que a fotografia feita por mulheres negras tem o poder de recriar e reafirmar laços ancestrais, mostrando a pluralidade da mulher negra na sociedade contemporânea.

- Publicidade -

Além da exposição, a programação inclui visitas guiadas e workshops conduzidos por curadoras e fotógrafas, oferecendo uma experiência interativa ao público.

LEIA MAIS
Agenda: Nando Reis e Festival de Música Erudita agitam sexta (8) Agenda: Nando Reis e Festival de Música Erudita agitam sexta (8) - Destaques da agenda ainda incluem rodas de samba, shows de rock e festival de jazz. Confira programação completa Por Jessica Coutinho SHOWS Nando Reis 22h.…
Parque Estadual de Itaúnas celebra 33 anos com programação especial Parque Estadual de Itaúnas celebra 33 anos com programação especial - Atividades vão até o dia 11 de novembro e incluem concurso de desenho, exposições e Reis de Boi com mestre Antônio Por Jessica Coutinho O…

Um mergulho nas paisagens do sertão

Ilustrações de Homero Massena se unem a fotografias em exposição na Casa da Memória, em Vila Velha. Foto: Reprodução
Ilustrações de Homero Massena se unem a fotografias em exposição na Casa da Memória, em Vila Velha. Foto: Reprodução

A partir de 15 de outubro, a Casa da Memória, na Prainha de Vila Velha, abre suas portas para a exposição Sertões por Massena, uma homenagem ao clássico “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. O projeto reúne ilustrações do artista capixaba Homero Massena, feitas no exemplar pessoal da obra, ao lado de fotografias de Fernando Pessoa e desenhos de Juliana Pesso, capturando os cenários e personagens que marcaram a Guerra de Canudos.

A exposição é fruto de um trabalho que teve início em 2018, quando Juliana e Fernando se depararam com o livro ilustrado por Homero Massena no Museu Ateliê Homero Massena. O impacto das ilustrações do amigo pessoal de Euclides da Cunha motivou o casal a criar essa mostra, que mistura arte visual e fotografia, oferecendo ao público uma versão gráfica e sensível da primeira grande obra de reportagem brasileira.

Serviço:

  • Mostra Maria Verônica da Pas de Fotografia
    Data: 04 de outubro a 20 de dezembro de 2024
    Local: Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (MUCANE) – Avenida República, 121 – Centro, Vitória.
    Horários: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 10h às 14h.
    Entrada gratuita
  • Os Sertões
    Data: 15 de outubro a 31 de dezembro de 2024
    Local: Galeria da Casa da Memória de Vila Velha – Rua Luciano das Neves, nº 14, Prainha, Vila Velha.
    Horários: Terça a domingo, das 8h30 às 17h30.
    Entrada gratuita
    Reflexão sobre arte, cultura e memória

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -