11.9 C
Vitória
quinta-feira, 19 maio, 2022

Ave rara é destaque em exposição no Palácio Anchieta

A foto da saíra-apunhalada é destaque na exposição fotográfica Aves de Caetés. Foto: Secom/Governo do Estado

A saíra-apunhalada é considerada uma das aves mais ameaçadas do mundo e pode ser encontrada no Espírito Santo

Por Amanda Amaral 

Uma nova mostra estreia no Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado, com destaque para a imagem de uma ave rara, a saíra-apunhalada. A partir desta terça-feira (03), o público pode conferir os mais de 30 registros de pássaros silvestres feitos pelos fotógrafos Gustavo Magnago e Gabriel Bonfá com a mostra “Fotográfica Aves de Caetés”.

A saíra-apunhalada (Nemosia rourei) é uma pequena ave nativa e endêmica da Mata Atlântica, considerada uma das mais ameaçadas do mundo. Até onde se conhece, existem apenas 11 indivíduos remanescentes da espécie em duas localidades do Espírito Santo, segundo informações do Programa de Conservação Saíra-apunhalada (PCSA). 

Espécies retratadas

Entre as outras aves retratadas também estão a saíra-militar e a saíra beija-flor. Há ainda registro de animais imponentes como o gavião-pato e o gavião-pega-macaco. Foram fotografados ainda tucanos, beija-flores, entre outras espécies.

Em cada imagem, o visitante encontra um QR-Code que o direciona para uma página com informações completas sobre cada ave, sendo possível, inclusive, ouvir seu canto.

Diversidade de Caetés

A ideia é mostrar a grande diversidade de aves da Mata de Caetés, que fica no limite dos municípios de Vargem Alta, Domingos Martins, Venda Nova, Castelo e Alfredo Chaves. A região é uma das mais ricas do mundo.

De acordo com dados do Programa de Conservação da Saíra-apunhalada (PCSA), são 362 espécies de aves contabilizadas na região. Entre elas, seis são ameaçadas de extinção, com destaque para a saíra-apunhalada, com apenas 19 indivíduos.

Área de Conservação de Aves

A exposição funciona de segunda-feira a domingo, das 9 às 17 horas, no Palácio Anchieta. Foto: Secom/Governo do Estado

A Mata de Caetés é uma região rica em biodiversidade e classificada internacionalmente como uma Área Importante para a Conservação de Aves (Important Bird Area ES-07) pela BirdLife International e está situada entre os Parques Estaduais da Pedra Azul e de Forno Grande.

A exposição também é uma forma de comemorar a criação de mais uma área protegida na região, a Reserva Kaetés, situada no município de Castelo, na região de Braço do Sul. mostra área foi criada pelo Instituto Marcos Daniel, em parceria com duas organizações internacionais, a Rainforest Trust e a American Birds Conservancy, e protege parte do território da saíra-apunhalada.

A exposição funciona de segunda-feira a domingo, das 9 às 17 horas e pode ser visitada até o dia 15 de junho de 2022. As escolas interessadas podem realizar o agendamento pelo telefone (27) 3636-1032.

Exposição Fotográfica Aves de Caetés

Período: de 03 de maio até o dia 15 de junho de 2022
Horário: de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h (público geral)
Local: Palácio Anchieta, Praça João Clímaco, 142, Centro, Vitória.
Agendamento para escolas: (27) 3636-1032

Com informações da Governo do Estado e do Programa de Conservação Saíra-apunhalada. 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade