28.9 C
Vitória
segunda-feira, 24 junho, 2024

Artista capixaba expõe pinturas e lança livro que retrata ES

​Andréa Espíndula expressa amor pela terra capixaba em exposição de arte naïf e livro com desenhos e pinturas da mostra para colorir

Por Mariah Friedrich

Apaixonada pelo Espírito Santo, Andréa Espíndula inaugura sua primeira exposição de arte naïf, intitulada “poESia”, em conjunto o lançamento do livro “Quadros Naïf para Pintar o Espírito Santo”, compilando desenhos e pinturas da mostra para colorir. A visitação para o público acontece entre quarta-feira (13) e 28 de janeiro de 2024 na Casa da Memória de Vila Velha, no sítio histórico da Prainha e tem entrada gratuita. 

- Continua após a publicidade -

Mais de 30 quadros produzidos com tinta a óleo e acrílica durante o período pandêmico de 2020 integram a exposição, que contou com a curadoria de César Lima. As pinturas exploram memórias afetivas da artista, que presta homenagem a diversos municípios capixabas, incluindo Vitória, Vila Velha, Guarapari, Muqui, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu, Ibitirama e Conceição da Barra.

O evento proporcionando uma experiência de imersão nas belezas e lembranças do Espírito Santo, assim como o livro da escritora e artista plástica Andréa Espíndula, que convida o público a interagir e colorir as obras reunidas no livro “Quadros Naïf para Pintar o Espírito Santo”.

Andréa Espíndula descreve sua exposição como uma “declaração de amor ao Espírito Santo”. Suas pinturas capturam a ludicidade das belezas naturais, arquitetônicas, folclóricas e gastronômicas de várias regiões do Estado, relacionando-se com suas próprias reminiscências.

“Minha inspiração é o Espírito Santo. As belezas são inspirações para centenas de trabalhos. Sim, são lembranças de viagens, amo conhecer a cultura e a história de cada canto”, declarou.

Sobre a artista

Escritora com 17 livros publicados e formação em Educação Artística pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com pós-graduação em Arteterapia, Museologia e Literatura Infantil, escolheu explorar o universo da arte naïf.

Este estilo, surgido no século XIX e associado a artistas autodidatas, caracteriza-se por uma expressão pessoal e original. A artista comenta que o estilo a acolheu naturalmente, sem estudo formal.

Antes de sua primeira exposição individual, seus trabalhos foram selecionados em várias coletivas nos últimos três anos, incluindo o Festival Internacional de Arte Naïf (FIAN), e exposições em diversos museus e eventos. Com a mostra “poESia”, apoiada pela Prefeitura Municipal de Vila Velha, Andréa convida o público a poetizar e explorar o Espírito Santo, marcando um novo momento em sua carreira artística.

Serviço:

Exposição “poESia”, de Andréa Espíndula

Visitação: 13 de dezembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024 – De segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h
Casa da Memória de Vila Velha – Av. Luciano das Neves, 17, Prainha, Vila Velha
Entrada gratuita

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -