24.9 C
Vitória
sexta-feira, 10 maio, 2024

Estado tem mais de 110 startups em 13 municípios

Das startups capixabas, 60% delas foram criadas nos anos de 2017 e 2021, segundo o levantamento

O Espírito Santo conta com mais de 110 startups, localizadas em 13 municípios. Juntas, representam 27 categorias. Mais de 60% das que estão ativas hoje no Estado foram fundadas entre os anos de 2017 e 2021. As principais áreas de atuação são de EdTechs, Fintechs e HealthTechs (soluções tecnológicas em Educação, Finanças e Saúde, respectivamente).

O estudo apontou ainda que, somente no ano de 2020, quando teve início a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), 22,12% delas foram criadas. Este é o resultado de um levantamento realizado pela EDP e Liga Ventures, com apoio da Secretaria de Estado de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). A ação faz parte do programa de Fortalecimento do Ecossistema Capixaba de Ciência, Tecnologia e Inovação.

- Continua após a publicidade -

Geração de Emprego

Outro dado relevante do levantamento é que cada startup capixaba contrata, em média, 56 colaboradores. Além de identificar as empresas ativas e as características dessas, o levantamento realiza uma análise do cenário de inovação e empreendedorismo capixaba.

Também está em andamento pelo Governo do Estado o primeiro programa público de aceleração de startups do Estado, o Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES).

Inovação Capixaba

Além do SEEDES, o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, destacou outras ações em curso, com foco no fortalecimento do ecossistema de inovação capixaba, como a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), atuante no Espírito Santo desde agosto de 2018, e que representante uma ação conjunta e alinhada de atores locais em prol da inovação.

“Temos diversas outras iniciativas nesta área, como o programa Centelha, que está em sua segunda edição, o ES+Criativo, o PitchGov, além de mais de 12 milhões em editais de inovação e missões a outros ecossistemas. O governador Renato Casagrande tem a clara visão de que não se constrói desenvolvimento, sem ciência, tecnologia e inovação”, frisou Hoffmann.

Apoio às Startups

Participando de outro projeto, a EDP vai ainda apoiar duas startups. Uma delas apresenta solução para o recenseamento do parque de iluminação pública e outra para identificação de trechos de rede de distribuição de média tensão em zona de mata.

Ambas foram selecionadas pelo Programa de Empreendedorismo Industrial, promovido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do hub de inovação Findeslab, que teve como tema ‘Os Desafios das Grandes Empresas’.

Estado tem mais de 110 startups em 13 municípios
EDP e Findes têm parceira no Programa de Empreendedorismo Industrial. Foto: Divulgação/EDP

Durante um ano, as startups terão acesso a uma rede de mentores e especialistas para apoio na execução do projeto, além de acesso a um coworking e aos laboratórios do Findeslab. Além disso, o Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional atuará junto concepção e desenvolvimento de protótipos.

Ecossistema de Inovação

“A EDP tem como missão liderar a transição energética e o caminho para este objetivo é a inovação, afinal a inovação de hoje é a sustentabilidade de amanhã. Daí o nosso interesse em apoiar as startups do Espírito Santo, um estado que tem papel central na estratégia da Companhia no País”, afirma João Marques da Cruz, presidente da EDP no Brasil.

Já a Findes está investindo no ecossistema de inovação no Espírito Santo, segundo a presidente da Federação, Cris Samorini. “Além do Findeslab, também temos o Instituto Senai de Tecnologia, voltado para o desenvolvimento de soluções para melhorar a eficiência operacional das indústrias capixabas. Por isso, agradeço a EDP pela parceria e confiança em nossos projetos. Acreditamos que inovação e capacitação profissional sejam fundamentais para tornar a nossa indústria mais moderna e competitiva”, disse.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA