23.3 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Estações do Aquaviário receberão nomes de políticos

Projeto de Lei encaminhado pelo Legislativo foi sancionado por Casagrande na última quinta; nomes escolhidos para estações do novo Aquaviário são de nomes marcantes da política capixaba

Por Redação

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), sancionou, na tarde desta quinta-feira (1º), a lei que nomeia oficialmente as estações de embarque e desembarque do novo sistema do Aquaviário. O Projeto de Lei encaminhado pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) prevê que os locais recebam nomes de figuras da política capixaba.

- Continua após a publicidade -

Na última semana, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) confirmou que o Aquaviário entrará em operação até o fim do mês com três estações: Porto de Santana, em Cariacica; Praça do Papa, em Vitória; e Prainha, em Vila Velha.

A estação da Praça do Papa, em Vitória, será denominada Estação Prefeito Setembrino Pelissari. Já a de Porto de Santana, em Cariacica, será denominada Estação Prefeito Aloizio Santos, enquanto a unidade na Prainha, em Vila Velha, passará a se chamar Estação Governador Albuíno Azeredo. Em sua fala, Casagrande destacou a importância da reativação do sistema que, por anos, integrou os municípios da Grande Vitória.

“Sei da importância de homenagear quem colaborou com o desenvolvimento do nosso Estado. As pessoas sonham com o retorno do Aquaviário e é bom que a gente possa homenagear quem deu sua contribuição para a criação desse modal, lá no início”, disse o governador.

O gestor prosseguiu homenageando os ex-políticos que tiveram os nomes escolhidos para as estações.

“Convivi pouco com Setembrino Pelissari, mas é importante destacar que, mesmo quando a cidade tinha pouca infraestrutura, ele já tinha visão de investimento sustentável. Também tive uma boa relação com Aloízio Santos e tenho certeza que ele ficaria feliz se naquela época tivesse um governador que faz tanta parceria com a prefeitura de Cariacica. E convivi bem com Albuíno Azeredo e era difícil aguentar o tanto que ele andava. Os homenageados de hoje ajudaram a construir o Estado organizado que somos”, discursou Casagrande.

O PL que dá origem à Lei sancionada é de autoria o deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) , que destacou a importância do investimento do Estado no transporte coletivo:

“Quando o governador Casagrande iniciou o projeto do Aquaviário, muita gente criticou dizendo que o modal não se paga. Em todo lugar do mundo, o transporte coletivo é subsidiado, para se levar um transporte bom e barato. E o Aquaviário é um sistema que irá ajudar quem mais necessita, além de ser um incentivo ao turismo.” pontuou Hoffmann

O sistema Aquaviário será atendido por embarcações com capacidade para transportar até 98 passageiros, além de dois tripulantes, equipadas com ar-condicionado, banheiros, espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo, garantindo um transporte confortável e acessível aos cidadãos capixabas.

O modal será integrado às linhas do Sistema Transcol por meio de conexões temporais, com tarifa única via Cartão GV.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA