24.4 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Estacionamento rotativo volta a funcionar a partir de hoje (23)

Veja o número de vagas, valores, formas de pagamento, direitos à isenção e outras informações

Por Kebim Tamanini

Após quase dois anos, o estacionamento rotativo de Vila Velha estará de volta a partir desta segunda-feira (23/10), na região da Glória. A tarifa do estacionamento poderá ser adquirida por meio do aplicativo “Vaga Legal”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS e também haverá a opção de compra em 42 pontos de vendas distribuídos pelo comércio local.

- Continua após a publicidade -

As informações foram divulgadas em uma entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira (20/10), pelos gestores do Executivo municipal. Na ocasião foram divulgadas diversas informações, como por exemplo o formato de pagamentos que poderão ser feitos em dinheiro, cartões de débito, crédito ou através do sistema PIX. Além disso, um QR Code estará disponível nas placas indicativas de rotativo já instaladas na região da Glória.

Foram reveladas as taxas de estacionamento que serão de R$ 0,50 para carros e R$ 0,25 para motos, cobradas a cada período de 15 minutos de permanência no estacionamento. O tempo máximo permitido para estacionar será de três horas, sem a possibilidade de prorrogação ou renovação do tempo. Vale lembrar que os motoristas terão direito a utilizar uma vaga gratuitamente por até 15 minutos, desde que ativem essa opção no aplicativo “Vaga Legal”.

Veja o número de vagas, valores, formas de pagamento, direitos à isenção e outras informações
A fiscalização será realizada pela Guarda Municipal de Vila Velha. Foto: PMVV

A fiscalização será realizada por agentes da Guarda Municipal de Vila Velha, que utilizarão viaturas equipadas com câmeras capazes de fazer a leitura das placas dos veículos.

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, esclareceu que com a volta da cobrança, a prefeitura ficará com 100% do recurso arrecadado, o que não acontecia antes, pois ficava apenas 4% nos cofres do Executivo.

“Todo o recurso do estacionamento será destinado ao Fundo Municipal de Segurança Pública, que voltará aos moradores e usuários como melhorias na sinalização viária e em segurança urbana”, pontuou Arnaldinho quando perguntado o que será feito com a arrecadação.

Número de vagas e horário de funcionamento

Serão 503 vagas para carros e 252 para transportes de duas rodas, com isso a região da Glória totaliza 755 vagas. E funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Aos domingos e aos feriados não serão cobradas as taxas.

Direito a isenção

Moradores de edifícios sem garagem em bairros contemplados devem pedir isenção na sede da Prefeitura de Vila Velha. Idosos e pessoas com mobilidade reduzida também serão isentos se estiverem estacionados em vagas apropriadas e com credenciais visíveis. Credenciais de outros municípios serão válidas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA