22.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Cesan investe em tecnologia robótica para aprimorar serviços

Ideia é implementar nos próximos 12 meses para evitar novas suspensões no fornecimento de água

Por Kebim Tamanini

Os moradores da Grande Vitória vêm sofrendo com as manutenções nas redes de tubulações de água e esgoto. Diante desse fato, a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan-ES) irá investir em tecnologia robótica para solucionar esses problemas. Segundo informações da estatal, a etapa se encontra em processo licitatório para a contratação da empresa que fornecerá esses serviços.

- Continua após a publicidade -

De acordo com a Cesan, esse investimento em tecnologia faz parte de um plano ambicioso, totalizando R$ 150 milhões, que será implementado nos próximos 12 meses.

A proposta de empregar robôs na reconstrução das tubulações internamente tem como objetivo eliminar a necessidade de extrair as tubulações antigas, evitando, assim, a suspensão no fornecimento de água. Embora essa tecnologia já tenha sido utilizada de maneira tímida no Brasil, a Cesan planeja adotá-la de forma inovadora.

Esses robôs, desenvolvidos com tecnologia de ponta, possuem a capacidade de penetrar nas tubulações de água e tratamento de esgoto, realizando reparos e manutenções de maneira autônoma, o que contribui para evitar perdas e vazamentos recorrentes que podem causar sérios impactos ambientais e econômicos.

A principal vantagem do uso desses equipamentos robóticos é a facilidade de identificar e interromper ligações clandestinas, as quais frequentemente sobrecarregam as redes de água e esgoto. Além disso, esses robôs utilizam um material resistente, comparável a um colete à prova de balas, para garantir a durabilidade das tubulações que foram reparadas. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA