Cachoeiro inicia implantação do estacionamento rotativo

O modelo de estacionamento rotativo que está sendo implantado em Cachoeiro contempla a utilização de parquímetros
Teste do parquímetro que será usado no estacionamento rotativo (Fotografia - Divulgação)

O estacionamento rotativo será oferecido de forma gratuita nos primeiros 30 dias de operação

A implantação do serviço de estacionamento rotativo público em Cachoeiro de Itapemirim foi iniciada. O contrato entre a prefeitura e o consórcio vencedor da licitação para operar o serviço foi assinado na última quinta-feira (15), em solenidade realizada no gabinete do prefeito Victor Coelho, no Palácio Bernardino Monteiro.

Nos próximos 30 dias, a empresa realizará os trabalhos de demarcação das vagas, sinalização viária, instalação dos sensores automáticos de ocupação das vagas e dos parquímetros no espaço em que funcionará o estacionamento rotativo.

As vagas serão estabelecidas em duas áreas: Área Azul, que possui maior ocupação urbana, onde os veículos poderão permanecer estacionados numa mesma vaga por até 2h; e Área Verde, que se situa no entorno da Área Azul, onde os veículos poderão permanecer estacionados numa mesma vaga pelo período de até 4h.

O serviço será oferecido de forma gratuita nos primeiros 30 dias de operação. A previsão é de que sejam exploradas, aproximadamente, 2.187 vagas de estacionamento, sendo 1.767 para automóveis e 419 para motocicletas, em bolsões.

O modelo que está sendo implantado em Cachoeiro contempla a utilização de parquímetros, sensores automáticos de ocupação e desocupação de vagas e dispositivos móveis, de forma integrada, proporcionando segurança e conforto ao usuário. Por meio de aplicativo de celular, será possível efetuar pagamento e consultar disponibilidade de locais para estacionar.

“É um momento histórico para o município. Nós já tivemos rotativo antes, mas não regularizado por meio de processo licitatório. Uma cidade do porte de Cachoeiro, que tem uma das maiores frotas de veículos do estado e que recebe o fluxo de trânsito de toda a região, precisa desse serviço para seu ordenamento urbano”, completou o prefeito Victor Coelho.


LEIA TAMBÉM
Conteúdo Publicitário