24.4 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

ESG: Planta de dessalinização de indústria do ES completa 1 ano

Visando garantir segurança hídrica, a ArcelorMittal criou a maior planta de dessalinização de água do mar do Brasil

Por Amanda Amaral

Há um ano, foi lançada no Espírito Santo a maior planta de dessalinização de água do mar do Brasil. A iniciativa visa a segurança hídrica e é uma das ações da ArcelorMittal relacionadas ao conceito ESG, sigla que na tradução significa Ambiental, Social e Governança. O investimento foi de R$ 50 milhões.

- Continua após a publicidade -

Inaugurada em setembro de 2021, a capacidade inicial da planta, que é pioneira no Espírito Santo e no Grupo mundial, é de dessalinizar 500 m³/hora de água, produção que é suficiente para abastecer em torno de 80 mil pessoas por dia.

Hoje a empresa vem destinando a água tratada para fins industriais, o que substitui parte do volume que seria consumido do Rio Santa Maria da Vitória. Segundo a ArcelorMittal, a iniciativa permite maior disponibilidade do recurso para a sociedade e maior segurança hídrica.

Autossuficiência 

“Foi uma ação pioneira da companhia, de vanguarda, a planta está operando. Houve um processo de aprendizado e evolução para ela atingir sua capacidade, e hoje estamos fazendo a gestão, logicamente trabalhando o que tem de disponibilidade de água do rio Santa Maria com a necessidade de utilizar água de dessalinização”, explicou o gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, João Bosco Reis da Silva.

Construída em área de cerca de 6 mil metros quadrados, a usina conta com cerca de 3MW de energia elétrica e representa menos de 1% do total de energia que ela própria gera, sendo autossuficiente. Um dos seus diferenciais está na configuração por módulos, com a possibilidade de serem acrescentados novos futuramente, além do primeiro já em operação.

Fontes alternativas

ESG: Planta de dessalinização de indústria do ES completa 1 ano
Gerente geral na ArcelorMittal, João Bosco Reis, destaca o surgimento de novos oportunidades de negócio com a dessalinização. Foto: Divulgação

“Cada vez mais, não só pelas mudanças climáticas, mas também pelo aumento da densidade populacional, a sociedade está consumindo mais água. A sociedade que digo é todo o social, a indústria, a agricultura, o comércio e também nós cidadãos. Porém, a fonte de água superficial é a mesma, os rios Santa Maria da Vitória e Jucu. Nós temos que encontrar fontes alternativas e meios de produzir água. Dentro do nosso planejamento estratégico, vimos que era necessárias iniciativas voltadas para a segurança hídrica”, afirmou o gerente geral na ArcelorMittal.

O seu processo também não gerará impactos ambientais significativos, de acordo com a companhia. A solução de sal em água resultante da dessalinização, a salmoura, será devolvida ao mar por um canal de retorno já existente na usina.

Crise hídrica

Foram realizados aproximadamente dois anos de estudo para a avaliação de alternativas tecnológicas visando a escolha da do projeto mais ajustado a realidade e expectativas da empresa fabricante de aço. O sistema escolhido utiliza tecnologia de osmose reversa, bastante comum em países como Israel, Espanha, Estados Unidos e outros, para captação de água do mar.

“Foi bem planejado e elaborado durante a crise hídrica em 2015 e 2016. A iniciativa até já estava em nosso planejamento, mas logicamente que com a crise, aceleramos a implantação desse projeto, que é voltado para segurança hídrica”, comentou João Bosco Reis da Silva.

Oportunidades de negócios

ESG: Planta de dessalinização de indústria do ES completa 1 ano
A dessalinização visa a evitar a retirada de água do Rio Santa Maria da Vitória. Foto: Divulgação/ArcelorMittal

Por conta de sua tecnologia inovadora e acessível, o projeto também deverá contribuir para o desenvolvimento futuro de mão de obra especializada no país. Em 2019, foi premiado como o “Projeto Inovador”, durante o Congresso IDA – International Desalination Association, principal evento mundial de dessalinização e tratamento avançado do mundo, realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

“A planta de dessalinização de água do mar também é uma oportunidade de novos negócios com a entrada de uma nova tecnologia no Brasil. É a primeira planta de produção de água industrial em larga escala no país, existe uma pequena em Fernando de Noronha mas para abastecimento da população”, afirmou o gerente geral na ArcelorMittal. A companhia informou ainda que tem o menor índice de consumo industrial de água doce do Brasil e executa projetos para reduzir, cada vez mais, esse consumo. Atualmente, o índice de recirculação de água na empresa é de mais de 97,7%.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA