O HighLine UVV vai ofertar cursos específicos para lideranças e soluções em inovação para empresas capixabas
Por Amanda Amaral
Um novo espaço na Enseada do Suá, em Vitória, promete movimentar a cena de inovação no Espírito Santo por meio do compartilhamento de conhecimento através da troca entre acadêmicos e empresários capixabas.
O projeto consiste em um centro tecnológico de 14 andares e 40 mil metros quadrados, o HighLine UVV, que foi inaugurado na semana passada. Um investimento total de aproximadamente R$ 60,5 milhões da Universidade de Vila Velha (UVV). Tendo como prioridade os segmentos de saúde, varejo e jurídico, o local pretende atrair líderes de grandes empresas do Estado.
- Carteira de crédito do Sicredi atinge R$ 133 bilhões
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Desenvolvimento de Lideranças
“O projeto está estruturado em duas operações. Uma delas vai se dedicar aos programas corporativos. O objetivo é que as empresas desenvolvam seus líderes e executivos com programas premiums. A proposta é atender o mercado B2B, especificamente a alta liderança dele”¸ afirma o diretor do UVV HighLine, Jefferson Cabral.
Já com relação ao hub, instalado na mesma torre, a ideia é gravitar em torno dos prestadores de serviços, diretos e indiretos, segundo ele. “Destacamos aí as startups, que vão apresentar propostas e soluções para os desafios apresentados pelas empresas mantenedoras”, explica.
Dinamização da Economia
Espera-se que o HighLine dinamize a economia capixaba, com o surgimento de novos modelos de negócios, novas estratégia, planos de investimento, desenvolvimento de novos mercados e outras ações, segundo Jefferson Cabral.
Além disso, o empreendimento tem potencial para potencializar o bairro onde está instalado. Passarão a circular no seu entorno entre 300 e 500 pessoas a mais. “A universidade acaba impactando o movimento e fluxo financeiro a sua volta. A proposta do projeto exigia, não só que ele estivesse na Capital do Estado, mas que fosse localizado em área nobre em razão dos projetos e programas a serem desenvolvidos, além da facilidade de acesso ao prédio”, comentou.
Parceria com Berlim
No UVV HighLine também funcionará a UVV International Business School, que por meio da School of International Business and Entrepreneurship (Sibe), localizada na Alemanhã, oferta para alunos no Espírito Santo certificação internacional válida em países da União Europeia, no Canadá e nos Estados Unidos.
“Eu participo há cinco anos de movimentos capixabas de inovação, nesse movimento, minha intenção ficou mais acentuada, principalmente com relação às empresas e ao Estado. O grande problema é que se estabelecia um fluxo de dentro da academia para as empresas, que também não tinham um canal aberto de inovação para nos apresentar seus problemas. A partir daí, começamos a colocar em prática o empreendedorismo na prática dos processos de aprendizagem”, afirmou o reitor da UVV, Heraclito Amancio Pereira Junior.
Convênios Internacionais
Ele complementa: ”Nossa ideia não é ficar limitado a questões somente do Espírito Santo, mas entrar em questões globais. Estamos trabalhando novas parcerias internacionais e vamos abrir espaço para receber outras universidades. Hoje temos 50 convênios com universidades na Europa, EUA e Canadá, por meio dos quais podemos trazer profissionais para cá. Temos a ideia de trabalhar com o conhecimento no estado da arte, ou seja, coisa que estão em desenvolvimento, que estão para acontecer. Um exemplo é a pós-graduação na área da inteligência artificial para os médicos”, contou.