25.9 C
Vitória
sexta-feira, 15 outubro, 2021

ES registra mais de 30% de queda em casos e mortes por covid-19, segundo Ufes

Nos últimos 14 dias, o Espírito Santo registrou redução de 30,73% para novos casos confirmados e de 32,71% em mortes por covid-19.

Por Munik Vieira

Os dados são do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes), e têm análise da evolução do número de casos de covid-19 no Espírito Santo entre os dias 8 e 20 de julho de 2021.

O boletim destaca que a tendência de queda dos indicadores epidemiológicos referentes à covid-19 no estado vem se mantendo há mais de 16 semanas para casos confirmados e há mais de 14 semanas para óbitos. Nesse período, a redução registrada foi de 30,73% para novos casos confirmados nos últimos 14 dias e de 32,71% em novos óbitos registrados.

Mas, mesmo com esse cenário mais favorável e com a retomada gradativa das atividades em diversos setores, o COE alerta que é imprescindível manter o uso de máscaras de proteção e o distanciamento social, para que haja redução do risco de contágio. “Também é fundamental que sejam asseguradas as condições de biossegurança nos ambientes domésticos e profissionais, com espaços bem ventilados, a disponibilidade de água e sabão ou álcool em gel para higienizar as mãos e o uso de equipamentos de proteção individual específicos em alguns ambientes profissionais”, informa o boletim.

O Comitê também destaca a importância da imunização contra a covid-19, orienta que todos busquem a vacinação assim que forem convocados e reforça: “Todas as vacinas são eficazes. Não escolha qual irá receber”.

Recomendação

Neste boletim, o COE-Ufes mantém a recomendação à gestão da Ufes de avançar para a Fase 3 do Plano de Contingência, o que possibilita a adoção do ensino em formato híbrido, mas reitera que, apesar de todos os indicadores apresentarem valores de queda, os dados epidemiológicos ainda exigem a manutenção de nível elevado de alerta e proteção.

O Comitê informa que “diante dos dados divulgados, identifica-se a necessidade de vigilância de contaminação da população mais jovem, faixa etária mobilizada pela Ufes”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade