72 municípios capixabas já estão conectados aos serviços dessa tecnologia, que conta com 1.046 pontos de acesso
Por Redação
A expansão da rede de fibra óptica no Espírito Santo tem transformado a conectividade em diversas instituições públicas. Atualmente, escolas, delegacias, hospitais e repartições do Poder Executivo Estadual em 72 dos 78 municípios capixabas já estão conectados aos serviços dessa tecnologia, que conta com 1.046 pontos de acesso. Em apenas três anos, o estado registrou um crescimento de 506 pontos, resultado direto do Projeto ES Digital.
A infraestrutura de alta velocidade proporcionada pela rede de fibra óptica permite que os órgãos estaduais realizem operações essenciais de forma mais eficiente. Com essa conectividade, é possível transferir rapidamente grandes volumes de dados, como backups, vídeos e fotos, além de acessar em tempo real as imagens de câmeras de videomonitoramento. A utilização de telefonia VOIP e videoconferências também se tornou uma realidade, trazendo redução de custos e otimizando a comunicação entre as instituições.
“Precisamos aliar sistemas que ajudem a reduzir a burocracia com uma infraestrutura de ponta, para que os capixabas tenham à disposição serviços digitais com elevado nível de agilidade e eficiência”, explica Marcelo Cornélio, diretor-geral do Prodest.
Além dos benefícios operacionais, a ampliação da rede de fibra óptica tem um impacto significativo na arrecadação de impostos e no acompanhamento de processos administrativos e judiciais. Isso se traduz em um atendimento mais ágil e eficaz ao cidadão, fortalecendo a gestão pública e contribuindo para o desenvolvimento do estado.