Deputados anunciam saída do partido em meio à reconfiguração das forças políticas no Espírito Santo
Por Denise Miranda
O cenário político capixaba ganhou novos contornos com o anúncio da saída dos deputados federais Messias Donato e Amaro Neto do Republicanos. As decisões refletem uma movimentação que pode influenciar a composição partidária e alianças no Estado, especialmente com foco nas eleições de 2026.
Messias Donato confirmou o desligamento da sigla e sinalizou apoio ao vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, fortalecendo articulações no campo político estadual. O parlamentar ainda não oficializou o novo destino partidário, mas há expectativa de filiação ao Podemos.
“Tenho uma enorme gratidão ao presidente Marcos Pereira, por tudo o que representa e pelo apoio ao longo da minha caminhada. Mas também carrego comigo uma história construída com trabalho, confiança e amizade ao lado do meu querido amigo Euclério Sampaio, com quem sigo caminhando e aprendendo todos os dias”, disse o parlamentar.
O deputado federal Messias Donato afirmou que deve ao prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, lealdade, respeito e reconhecimento por sua chegada à Câmara, destacando os conselhos e a liderança do gestor. “Confio plenamente em Euclério como líder, amigo e parceiro. Tenho certeza de que os próximos passos serão conduzidos com maturidade e foco no melhor para o Espírito Santo e seu povo”, declarou.
Já Amaro Neto anunciou que deixará o Republicanos e deve se filiar ao Progressistas (PP), em movimento que reforça a estratégia de reorganização partidária com vistas às próximas disputas eleitorais.
“Estou tomando essa decisão com responsabilidade e pensando no futuro. É um passo importante dentro de um projeto político que busca ampliar nossa capacidade de atuação e contribuição com o Espírito Santo”, declarou Amaro Neto.

