23.7 C
Vitória
sábado, 22 DE março DE 2025

338 toneladas de papel deixaram de ser usadas no ES em 2024

Economia se deu com o uso do Sistema E-Docs que, neste 2024, passou a ser adotado também por sete prefeituras, além do governo do Estado

Da Redação

O Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado (E-Docs) possibilitou, neste ano de 2024, uma economia de 338 toneladas de papel. Além disso, capturou 84 milhões de páginas, evitando a derrubada de 11. (polytechnologiesinc.com) 176 árvores e o desperdício de 210 mil metros cúbicos de água.

Desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) e pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com outros órgãos estaduais, a ferramenta alcançou neste ano a marca de 15 milhões de assinaturas eletrônicas.

Em 2024, foram autuados 440 mil processos pelo sistema, com 5,1 milhões de encaminhamentos e 6 milhões de despachos, entranhamentos, entre outros atos. Desde 2021, todos os novos processos administrativos do Poder Executivo Estadual são abertos somente pelo E-Docs.

O E-Docs permite a inserção de processos e documentos, além de estar integrado a outros sistemas importantes para o Governo do Estado, como os utilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) nas atividades de vistoria, emplacamento e habilitação. As ferramentas e-OUV e E-Flow (solução de formulários digitais do E-Docs) também estão integradas ao sistema.

Além de proporcionar uma redução expressiva no consumo de papel, o E-Docs tem como principiais benefícios: mais agilidade no atendimento das demandas; diminuição de custos operacionais com deslocamento de processos por mensageria; aperfeiçoamento dos fluxos de trabalho; facilidade de acesso às informações; transparência e segurança dos dados.

Prefeituras e retrospectiva

Em 2024, o E-Docs também passou a ser utilizado por sete prefeituras no Estado (Alegre, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul e Vargem Alta). Os usuários da ferramenta podem obter dados sobre a utilização dela neste ano, por meio do recurso Retrospectiva. 

Com isso, o servidor público estadual verifica a quantidade de documentos gerados por ele e pelo órgão onde trabalha durante o ano. Além disso, são fornecidos dados gerais relativos à economia de papel e à preservação ambiental proporcionadas pelo E-Docs. 

Na avaliação do diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, o sistema E-Docs é um exemplo de como a transformação digital está alcançando resultados expressivos na Administração Pública no Estado. “É bastante positivo constatar como o E-Docs contribui não apenas para elevar a produtividade dos servidores públicos, mas também para promover a sustentabilidade ambiental”, pontuou.

“A adesão de sete prefeituras ao sistema também confirma que a ferramenta é capaz de melhorar o atendimento ao cidadão de forma significativa. Com certeza, tudo isso é resultado da dedicação dos funcionários do Prodest e de outros órgãos que viabilizaram o desenvolvimento e a implementação do E-Docs”, complementou Cornélio. 

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destacou a importância do E-Docs para a modernização da gestão pública: “O E-Docs não só promove a celeridade e a eficiência na tramitação de processos, mas também reduz a burocracia, o uso de papel e os custos operacionais, contribuindo para uma gestão mais econômica e sustentável. A implementação do sistema representou um avanço significativo tanto para a Administração Estadual quanto para a sociedade como um todo”.

LEIA MAIS

338 toneladas de papel deixaram de ser usadas no ES em 2024 Cafeicultor do Espírito Santo no World Of Coffee, em Dubai Clério Rampinelli foi para Dubai por meio do Agro.BR, programa da CNA, representar o Espírito Santo na feira de café que é considerada uma das…
Tamanho do texto? A A A A Para FPA, medidas anunciadas pelo governo para conter inflação de alimentos são 'ineficazes' Foto por: Valter Campanato - Agência Brasil Para FPA, medidas para conter inflação de alimentos são ‘ineficazes’ A FPA afirma que o problema da inflação não está ligado à oferta de alimentos

Para o diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Cilmar Franceschetto, esses números refletem a eficiência do E-Docs, que, segundo ele, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, é uma ferramenta de transformação da gestão pública, ao proporcionar maior agilidade, transparência e segurança na administração dos processos. “O E-Docs garantiu a melhoria dos fluxos administrativos e economia para os cofres públicos do Estado e agora também para os municípios que aderiram ao sistema”, salientou.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA