Puxado por compras em lojas de roupas, o crescimento no consumo das classes C e D foi de 26,5% no Espírito Santo
No Espírito Santo, os consumidores das classes C e D se destacaram em dezembro de 2021, o que resultou em um crescimento de 26,5% no consumo desse público em relação a novembro do mesmo ano. A ascensão nos gastos está relacionada à aquisição em lojas de roupas, com alta de 46% entre os meses observados.
As informações são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, uma fintech do Grupo Santander, que tem foco na inclusão econômica. Confira a pesquisa na integra aqui.
- ES: Grupo Têxtil vai abrir filial em Apiacá
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Crescimento entre Setores
Outros setores no Espírito Santo que apresentaram crescimento foram Transportes (34%), Restaurantes (17%), Lojas de Artigos Diversos (16%), Supermercado (16%) e Automóveis e Veículos (15%). Em contrapartida, o segmento de Hotéis e Motéis teve queda de 53%, seguido de Companhias Aéreas (51%) e Serviços (12%).
Na média do País, o consumo das classes C e D no Brasil cresceu 31% em dezembro ante novembro, de acordo com a pesquisa. O resultado foi o melhor do ano de 2021, apesar de ainda ter representado uma queda de 13% em relação a dezembro de 2020.
Natal e Ano Novo
Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que o consumo foi impactado positivamente pelo 13° salário e festas de Natal e Ano Novo. “Foi um ano de recuperação para o varejo, que ainda sofreu muito por conta da pandemia, mas dezembro trouxe um alívio e ficou acima das expectativas”, explicou.
Na pesquisa, todas as regiões do Brasil mostraram alta no consumo dessas classes sociais, com destaque para o Sudeste, que impulsionou o resultado, com alta mensal de 33%. Nas demais regiões, o Nordeste fechou com alta de 32%, seguida do Sul (26%), Norte (22%) e Centro-Oeste (22%).
Lojas de Roupa
No Brasil, os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram Lojas de Roupas, com alta de 32%, Supermercado, com 24%, Lojas de Artigos Diversos (15%), Transporte (15%) e Restaurantes (13%). Já os setores que apresentaram quedas no consumo foram Rede Online (-9%), Companhias Aéreas (-7%) e Diversão e Entretenimento (-3%).
Supermercados e Restaurantes
O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento foi no segmento Supermercado (36%), seguido de Restaurantes (11%), Lojas de Artigos Diversos (11%) e Transportes (8%).
Outro dado da pesquisa mostrou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa dois pontos percentuais a mais se comparado a novembro.
Ticket Médio
Em relação ao ticket médio, que é calculado somando as vendas totais em determinado período e dividindo pelo número de clientes, houve aumento significativo nos setores de Transporte (9%), Hotéis e Motéis (8%), Supermercado (8%) e Lojas de Roupas (7%).
Entretanto, caíram os valores médios em cada compra com Rede Online (8%), Companhias Aéreas (5%) e Serviços (3%).
Fintech
A Superdigital é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,9 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é facilitar o acesso aos serviços bancários.
Confira o consumo das classes C e D
Espírito Santo – +26,5%
Sudeste – +33%
Brasil – +31%
Crescimento entre Setores
Lojas de Roupa +46%
Transportes +34%
Restaurantes +17%
Lojas de Artigos Diversos +16%
Supermercado +16%
Automóveis e Veículos +15%
Hotéis e Motéis -53%
Companhias Aéreas -51%
Serviços -2%
Gasto no Orçamento
Supermercado +36%
Restaurantes +11%
Lojas de Artigos Diversos +11%
Transportes +8%
Fonte: Pesquisa de Hábitos de Consumo