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quinta-feira, 2 maio, 2024

Consumidores mais otimistas no ES

Índice registra 100,8 pontos no mês de junho, indicando que consumidores em Vitória estão satisfeitos

Por Amanda Amaral

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Vitória atingiu nível de satisfação acima de 100 pontos em junho deste ano, melhor nível dos últimos 12 meses, ficando acima da média nacional (97,3 pontos) no período. Essa é a segunda vez que o índice ultrapassa os cem pontos no ano, depois de ficar desde 2015 sem atingir esse patamar no Espírito Santo.

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As informações são Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) com base nos dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A intenção de consumo é um indicador antecedente do potencial das vendas do comércio, apurado mensalmente. Os resultados medem o grau de satisfação e insatisfação dos consumidores em uma escala de até 200 pontos. Quando o índice está abaixo de 100 pontos, isso indica percepção de insatisfação. Já quando está acima de 100, sinaliza satisfação.

Na análise da Federação, o indicador está no melhor nível dos últimos doze meses, e a melhoria nas percepções sobre o emprego e a renda atual influenciaram o resultado do índice de junho. Em Vitória, o indicador ficou em 100,8 pontos em junho – alta de 0,9% em relação ao mês anterior e de 38,0% em relação a junho de 2022.

Os fatores macroeconômicos que permitiram essa dinâmica no mês foram a perda de ritmo da inflação e a manutenção do crescimento do mercado de trabalho formal, segundo a análise da Fecomércio-ES, que ressaltou que a segurança no emprego atual influencia diretamente no desempenho das demais percepções.

consumidores
Fecomércio-ES destaca a questão da taxa de juros básica no Brasil. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Subíndices 

Dos sete subíndices avaliados, cinco apresentaram variações positivas no mês de junho, quando comparado a maio. São eles: momento para duráveis (+2,1%), emprego atual (+2,0%), renda atual (+1,9%), perspectivas de consumo (+0,9%) e compra a prazo (+0,1%). Dois registraram queda no mesmo período: perspectivas profissionais (-0,6%) e nível de consumo atual (-0,3%). Em relação a junho do ano passado, todos os subíndices ainda obtiveram avanços.

Na análise da Federação, o conjunto de subíndices aponta a probabilidade do consumidor adquirir um produto ou serviço e, nesse caso, o resultado geral tem mostrado consumidores mais dispostos. “Mas se por um lado a inflação e o mercado de trabalho formal estão favoráveis, por outro, os juros mais altos ainda é um fator limitante no momento de converter a intenção em compra efetiva”, conclui a avaliação da Fecomércio-ES.

Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Vitória - Junho 2023

ICF100,8 pontos
Junho 2023 x Maio 20230,9%
Junho 2023 x Junho 202238%
Fonte: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

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