24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Dengue: ES decreta situação de emergência devido aumento dos casos

Estado já registrou dois óbitos e quase 20 mil infectados, colocando-o na sexta posição do ranking de maior incidência

Por Kebim Tamanini

O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta quarta-feira (21), situação de emergência na saúde pública devido ao risco iminente de uma epidemia de dengue e outras arboviroses. O decreto que será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, concederá ao governo a autoridade necessária para implementar ações administrativas visando conter a propagação dessas doenças, incluindo a aquisição de insumos, materiais e a contratação de serviços.

- Continua após a publicidade -

O decreto permanecerá em vigor até que a situação sanitária relacionada à dengue esteja estabilizada. É importante ressaltar que a emergência pública em saúde se aplica especificamente às ações relacionadas à situação sanitária específica e não abrange todas as atividades, equipes, equipamentos e processos da saúde pública.

Todas as iniciativas e serviços públicos de saúde destinados ao combate dessa situação serão coordenados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Como parte das medidas excepcionais adotadas, o governo está autorizado a contratar profissionais por tempo determinado para intensificar os esforços de combate à dengue.

O Subsecretário da Sesa, Orlei Cardoso, explicou que a motivação para o decreto é o fato de o estado ocupar a sexta posição em incidência de dengue no Brasil. “O Espírito Santo, junto com Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás, apresenta uma incidência alta”, destacou.

WordPress Tables Plugin

Além do Espírito Santo, o aumento significativo de casos em várias regiões do país levou à declaração de situação de emergência em saúde pública em pelo menos quatro entidades federativas: Acre, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal.

Dengue no Espírito Santo

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na última quinta-feira (15), já foram registrados 19.088 casos da doença nos primeiros 45 dias de 2024, além de dois óbitos neste período, mais precisamente nos municípios de Laranja da Terra e Linhares. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), só na última semana foram 6 mil registros de infectados no ES.

Com uma incidência de 469,68 casos por 100 mil habitantes na semana epidemiológica, o estado alcançou um nível alto no indicador de alerta para o Ministério da Saúde. Esse aumento exponencial preocupa as autoridades de saúde, que temem uma escalada ainda maior da doença.

WordPress Tables Plugin

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, pontuou que é anormal dois anos seguidos o surto de dengue.

No Brasil

Enquanto isso, a nível nacional, o Brasil já contabiliza 653.656 casos de dengue apenas neste ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Também são confirmados 113 óbitos e 438 estão em investigação. Estima-se que o Brasil possa ultrapassar a marca de 4,1 milhões de casos em 2024.

Vacina

A vacina Qdenga chegou ao Brasil no final de janeiro. Na tarde desta quarta (21), o Governador Renato Casagrande anunciou que o Estado vai receber 58.530 doses da vacina, que serão aplicadas em crianças de 10 e 11 anos, de 23 municípios.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA