24.4 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

20 municípios do ES receberão doses da Qdenga até fevereiro

Sesa afirma que 137.438 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão imunizados inicialmente

Por Kebim Tamanini

A vacina Qdenga chegou ao Brasil no último sábado (20/01) com um cenário epidemiológico no Espírito Santo de aumento nos números de casos de dengue, o que tem preocupado as autoridades de saúde. Na manhã desta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde anunciou que 20 municípios capixabas receberão as primeiras doses do imunizante nesta primeira etapa até o início de fevereiro.

- Continua após a publicidade -

Vale esclarecer que este primeiro carregamento foi de 750 mil doses da vacina contra a dengue. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a expectativa é que outras 570 mil unidades cheguem até fevereiro.

Estes primeiros carregamentos de 1,27 milhões (750 mil + 570 mil) de imunizantes foram doados pela fabricante, a empresa Takeda. O Governo Federal conseguiu a contratação, até o momento, de mais 5,2 milhões de doses que serão entregues pela empresa japonesa até novembro deste ano.

Subsecretário da Sesa informa que a Qdenga será disponibilizada inicialmente apenas para os jovens
Ministério da Saúde divulgou que enviará a vacina para o ES em fevereiro. Foto: Reprodução

O público prioritário foi definido pelo Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), sendo as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos eleitos para serem os primeiros a serem imunizados.

Em entrevista exclusiva ao portal ES BRASIL, o subsecretário de Vigilância em Saúde do Espírito Santo, Orlei Cardoso, externou ainda que, devido à quantidade limitada de doses, serão adotados critérios adicionais, como incidência elevada nos últimos 10 anos e municípios com mais de 100 mil habitantes, para escolher os primeiros locais a serem imunizados.

Com isso, as 20 cidades capixabas que receberão as vacinas são: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Cláudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo e Itarana.

Público Prioritário

Eficiência da Qdenga supera os 95% e foi testada por mais de quatro anos
Organização Mundial da Saúde indica vacina Qdenga produzida por farmacêutica japonesa para imunização de crianças e adolescentes no Brasil. Foto: Studio Romantic/Shutterstock

A escolha dos jovens de 10 a 14 anos para iniciar o processo de imunização foi feita devido ao fato de que esse grupo concentra o maior número de hospitalizações por dengue no país, depois das pessoas idosas, para as quais a vacina não foi liberada pela Anvisa.

Em todo o Espírito Santo, segundo dados estimados do Censo IBGE 2022, há 246.651 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Nos 20 municípios já definidos para receber as primeiras doses, existem 137.438 crianças e adolescentes nesta faixa etária.

De acordo com o subsecretário Orlei Cardoso, as informações fornecidas pela bula da vacina indicam que o esquema será de duas doses, com um intervalo de 3 meses entre uma e outra, não sendo prevista uma aplicação de reforço.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA