27.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

ES apresenta redução em homicídios em agosto com o menor índice desde 1996

No último mês, o estado registrou 60 homicídios, totalizando 633 assassinatos de janeiro a agosto

Por Kebim Tamanini

No início deste ano, o Espírito Santo registrou um aumento de 15% no número de homicídios. No entanto, as medidas adotadas pela Segurança Pública, como operações, prisões de grande impacto e o combate às organizações criminosas, gradualmente começaram a produzir resultados, levando à redução das mortes violentas. No mês de agosto, o Governo do Estado celebrou o menor número de homicídios registrados em um período de oito meses, um feito inédito desde 1996, quando a série histórica teve início.

- Continua após a publicidade -

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), agosto registrou 60 homicídios, totalizando 633 assassinatos de janeiro a agosto, em comparação com os 661 ocorridos no mesmo período em 2022. Isso representa uma redução de 4,2% e 28 crimes a menos.

ES apresenta redução em homicídios em agosto com o menor índice desde 1996
Fonte: Sesp/ES

“Estamos intensificando operações, conduzindo um trabalho integrado de inteligência em todo o Espírito Santo, com foco nas organizações criminosas, que são a principal causa dessas mortes. É importante destacar que começamos o ano com números preocupantes, mas, graças a todos os esforços, agradecendo ao Ministério Público e ao Poder Judiciário pelo apoio, os mandados foram expedidos, cumpridos e homicidas reincidentes, bem como líderes de facções, foram colocados atrás das grades”, afirmou o secretário da Sesp, coronel Alexandre Ramalho.

A capital, Vitória, registrou 51 homicídios este ano, o mesmo número do ano anterior. Viana não teve registros de mortes violentas por mais de dois meses. Vila Velha ainda lidera o ranking de homicídios no Espírito Santo, com 84 casos, mas em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve uma redução de 23%. Nas regiões Norte e Sul do estado, também houve reduções, com 3,6% e 1,7%, respectivamente.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA